20 de março de 2021

Governador prorroga por mais uma semana as medidas restritivas no Ceará

A decisão foi motivada pelos índices da pandemia no Estado (Foto: Reprodução/Facebook)

Na noite de ontem (19/03) o decreto que estabelece medidas mais restritivas em todo o Ceará foi prorrogado por mais uma semana pelo governador Camilo Santana (PT). As medidas, que estariam em vigor até amanhã, 21, seguem iguais ao que já está em vigor e passam a valer até o próximo dia 28. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, por meio das redes sociais, e ocorreu um ano depois do primeiro decreto de isolamento que fechou comércio e serviços no Estado, em 19 de março de 2020.

A decisão foi motivada pelos índices da pandemia no Estado, que continuam preocupantes. "A equipe de profissionais da Sesa (Secretaria da Saúde do Ceará) estão trabalhando 24 horas (por dia), e o diálogo é permanente com o prefeitos dos municípios. Mas a situação, repito, exige todos os cuidados possíveis para que possamos garantir a diminuição da transmissão e o atendimento da população no sistema de saúde."

Na ocasião, também foi anunciado que o Ceará assinou o contrato de compras diretas da vacina russa Sputnik V. "Nossa luta é para que todos os cearenses tenham acesso à vacina o mais rápido possível", comentou Camilo em publicação no Instagram.

O contrato assinado é para a aquisição de 5,87 milhões de doses, e a previsão é de que as vacinas comecem a chegar ao Brasil no próximo mês. O governador ressaltou que a única forma de sair da pandemia é por meio da imunização. "É uma das maiores eficácias entre as vacinas que estão apresentadas no mundo inteiro e está sendo regulamentada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em breve, vamos ter mais uma vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI)", afirmou na transmissão.

Como exemplo da gravidade do atual momento da pandemia no Ceará, o governador citou a fila de espera para transferência de pacientes, apesar da constante abertura de novos leitos pelo Governo. De acordo com o IntegraSus, plataforma da Sesa, 902 pacientes estavam aguardando leitos até as 19h07min de ontem. Destes, 491 estavam na fila para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 411 para enfermaria.

Na transmissão ao vivo, o governador fez um comparativo entre o total de leitos ativos, nas unidades da Sesa, pertencentes ao Estado ou conveniados, atualmente e no pico da primeira onda da pandemia, em maio de 2020. No ano passado, havia 911 leitos de UTI e 2.040 de enfermaria. Hoje são 1.159 leitos de UTI e 3.023 leitos de enfermaria.

Foram registrados 4.825 novos casos de Covid-19 no Ceará de quinta, 18, para sexta-feira, 19. O Estado acumula 494.049 casos confirmados e 12.799 óbitos, segundo atualização do IntegraSus às 17h25min de ontem. Oito mortes ocorreram nas 24 horas anteriores.

Há ainda 345.614 pessoas já recuperadas da doença e 72.733 sob investigação, aguardando resultado de exames já realizados. A taxa de letalidade, atualmente, é de 2,6%; no começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%. Foram realizados até agora 1.576.426 exames.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Ceará tem lotação de 91,6% nas UTIs e 481 pacientes em espera


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.