26 de março de 2021

Médicos cearenses publicam nota cobrando ações urgentes

 

Capa do jornal O Povo da última quarta-feira (Foto: Divulgação/Instagram)

Grupos médicos cearenses, que inclui o Coletivo Rebento, a Associação de Médicas e Médicos pela Democracia e a Rede de Médicos Populares, divulgaram na quarta-feira, 24, uma nota cobrando ações urgentes para o enfrentamento contra a Covid-19. Após o Brasil ultrapassar mais de 300 mil mortos pela doença, o grupo pede "urgente uma saída humanitária" que evite uma futura piora na crise de saúde brasileira.

No dia 17 de março, o grupo promoveu um manifesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que reuniu mais de mil assinaturas. Os profissionais, autointitulados em defesa da vida, da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS), consideram que sem uma "grande mudança" a situação seguirá piorando. No mesmo dia, outro grupo da categoria se posicionou a favor do presidente.

Além de pedir a garantia da vacinação rápida por maior parte da população para impedir uma nova onda de casos, o documento solicita medidas que promovam o isolamento social, enquanto a imunização não chega para toda a população. Os médicos também consideram "vital o auxílio emergencial em valor condizente com a dignidade".

O documento considera tardia a criação de um grupo de ações contra a pandemia pelo governo federal. "Mais de um ano depois de a doença ter chegado ao Brasil! Sem pedidos de desculpas nem anúncio de ações concretas! E novamente insistindo em falar em "tratamento precoce", que simplesmente não existe. Uma insistência propositada em uma ideia fatal", critica.

Os médicos avaliam que as manifestações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rádio e TV, na última terça-feira, 23, foram "mentiras ensaiadas" e com "promessas que não convencem ninguém.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Hospitais particulares não conseguem comprar medicamentos para intubação, afirma Associação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.