30 de março de 2021

Governadores criticam "crescente onda" de agressões

 

O governador Camilo anunciou que apesar das ameaças os governadores vão "continuar firmes nas medidas necessárias" (Foto: Reprodução/Facebook)

Em carta divulgada ontem (29/03), governadores de 16 estados brasileiros repudiam a "crescente onda" de agressões e notícias falsas cujo objetivo é o de, segundo eles, desestabilizar os estados e "manipular policiais contra a ordem democrática". O documento é veiculado após a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis (PSL), teorizar que o policial que atirou contra colegas em Salvador o fez por se recusar a "prender trabalhadores", em referência às fiscalizações de estabelecimentos.

Intitulada "Queremos verdade e paz", a carta não cita nomes, mas menciona "agentes políticos" e "autoridades federais". Entre os que assinam estão os governadores de Bahia, Rui Costa (PT); de Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); Pará, Helder Barbalho (MDB); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); São Paulo, João Doria (PSDB), Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); Ceará, Camilo Santana (PT).

O governador Camilo Santana (PT) comentou sobre a ameaça de morte contra ele investigada pela polícia. Durante live na noite de ontem, o chefe do Executivo estadual disse que estava com "consciência em paz" e seguirá agindo da mesma forma. Governador também regulamentou Vale Gás Social para 250 mil famílias cearenses.

"É um assunto que eu nem queria tratar, a polícia está tomando as providências em relação a esse caso. Vou continuar agindo da mesma forma, estou com minha consciência em paz de que tudo que estou fazendo é para proteger a vida dos meus irmãos e irmãs cearenses. Sempre tenho dito que prefiro falhar no excesso do que na omissão", disse Santana. E completou: "Vamos continuar firmes nas medidas necessárias".

As ameaças investigadas circulam em áudio de aplicativos como WhatsApp. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a Polícia Civil apura o caso. Um homem suspeito de 53 anos foi interrogado e teve o celular apreendido no bairro Dom Lustosa, em Fortaleza. O aparelho celular será submetido a análise.

"A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar o envolvimento de outras pessoas e a participação do suspeito em outros crimes. O homem responderá criminalmente pelas ameaças", comunicou em nota a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

A ameaça sofrida pelo petista está associada às medidas de isolamento mais rígidas adotadas para contenção do vírus.

No contexto dos ataques pelo Ceará, em setembro de 2019, a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) havia elaborado tabela com valores que seriam pagos a quem matasse autoridades públicas.

De acordo trechos do inquérito da operação Reino de Aragão, da Polícia Federal (PF), foi prometido R$ 1 milhão a quem assassinasse o chefe do Executivo estadual.

As ameaças também foram condenadas pelo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). "São inaceitáveis as ameaças de morte ao governador, que representam um ataque não somente ao cidadão, mas a toda a sociedade e ao estado democrático de direito. Que o episódio seja investigado e os autores, responsabilizados", considerou o prefeito em suas redes sociais.

O ex-prefeito Roberto Cláudio também comentou o que classificou ser "absurda e intolerável ameaça de morte" contra o governador Camilo Santana. "Qualquer tipo de manifestação de intolerância, ódio, agressão verbal ou física não podem, jamais, serem toleradas no ambiente democrático. Como também deva ser severamente investigada e punida com o rigor da lei. Certamente que esses abusos não influenciarão a maneira serena, equilibrada, respeitosa e democrática com que o governador Camilo vem administrando o nosso estado", afirmou.

O deputado federal Genecias Noronha lançou nota de solidariedade a Camilo em nome da bancada cearense da Câmara dos Deputados. "O mundo inteiro vive um momento difícil de ser enfrentado em razão da pandemia causada pelo novo cornavírus e que exige de todos os governantes a adoção de medidas em defesa da vida. Sabemos o quanto essas decisões têm afetado a vida de todos, nos mais diversos aspectos. Para que tudo isso seja superado exige-se esforço comum e união em busca de soluções. Ameaçar de violência um governante que age tentando acertar e preservar vidas é algo muito sério e precisa ser combatido com toda veemência que a situação exige", destacou o líder da bancada.

O Manifesto da bancada cearense ainda cobra das autoridades competentes investigação, "com consequente responsabilização dos autores de atos repudiáveis como esse".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Doria decide se mudar para o Palácio dos Bandeirantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.