13 de março de 2021

Altaneirense é homenageada pelo deputado Renato Roseno

Da Taboquinha para o mundo a pesquisadora Antônia Araújo é reconhecida pela sua luta em defesa da Mulher (Foto: Reprodução/PSOL) 


Uma altaneirense de luta se destacou por seu trabalho transformador e foi homenageada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) em uma série especial de entrevistas para o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março.

Falo de Antônia Araújo, 43, pesquisadora, militante pelos direitos humanos e ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado. Na matéria "Em defesa da vida, dos direitos e da autonomia das mulheres", Antônia compartilha ao site do deputado Roseno sua trajetória e seus questionamentos atuais do significado, dificuldades e importância da luta das mulheres por direitos em meio a onda de autoritarismo bolsonarista e da pademia da Covid-19.

ALTANEIRA
Antônia deixou as terras altas de Santa Tereza D'Ávila ainda muito cedo, na infância, para morar no Crato. De Altaneira, lembra da Taboquinha, onde nasceu e da casa onde sua avó viveu e morreu. "Pra mim foi um momento que nunca esqueci, me senti parte daquele cenário", relata o sentimento de quando revisitou a casa pela última vez. 

Lembra também das dificuldades que a família passou, motivos que levaram à migração. "A mudança se deu sobretudo, pela falta de condição de sobrevivência. Como não tínhamos a propriedade da terra, não tinha política de desenvolvimento e convivência com o seminário, a migração era algo muito frequente naqueles tempos", explica. 

No Crato cresceu e se reconheceu uma inquieta lutadora por dias melhores, mais justos e solidários para todos. Fez parte do grupo de jovens trabalhadores rurais do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e atuou na Associação Cristã de Base (ACB), onde pautava questões de terra, território, agricultura e água para convivência com o semiárido. 

Quando entendeu que além da classe, o gênero e a cor também eram motivos para desigualdade, construiu o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e juntou-se ao Conselho de Direitos das Mulheres e da Casa Lilás. 

E ainda não parou. Agora reside na capital cearense, onde, em sua bagagem cheia de experiência, há trabalhos no Instituto Maria da Penha e o desenvolvimento de um programa de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres da Prefeitura de Fortaleza, onde coordenou o Centro de Referência da Mulher. 

Para as altaneirenses, Antônia deixa um recado: "Quero dizer principalmente para as mulheres jovens de Altaneira que elas fazem parte de um sonho maravilhoso de transformação desse mundo. Que pelas mãos de mulheres e meninas todos os dias nós construímos possibilidades e que elas são a potência que nós precisamos. Avancemos em nossa luta e nossos direitos!". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.