2 de março de 2021

Águas da transposição são liberadas do Cinturão das Águas e chegam ao Castanhão em 30 dias

As comportas foram abertas ontem e tem vazão de 12 mil litros de água por segundo. (Foto: Divulgação/SRH)

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) foram liberadas ontem (01/03) para o Açude Castanhão, maior reservatório do Estado, com capacidade para 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³). A liberação aconteceu com abertura da comporta no quilômetro 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no município de Missão Velha. A previsão é que as águas cheguem ao Castanhão em 30 dias.

Em nota, a Secretária dos Recursos Hídricos (SRH) disse que o período chuvoso ajudará com que as águas cheguem mais rápido ao reservatório. O órgão explicou, por meio de sua assessoria, que com as precipitações as calhas dos rios ficam úmidas e com algum fluxo natural, evitando perdas por infiltração, evaporação e retiradas ilegais — já que com as chuvas não é preciso mais água para a irrigação. Caso fosse realizado no segundo semestre, as águas demorariam mais para chegar.

O governador Camilo Santana comemorou o feito nas redes sociais informando que com o acionamento da comporta, as águas percorrerão cerca de 300 km até o açude, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o desague no Castanhão aconteça em 30 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.

“Isso representa um aumento na garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe”, escreveu Camilo.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Apesar das chuvas, volume dos açudes cearenses reduz em fevereiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.