13 de janeiro de 2013

Estudante que quer resgatar partido da ditadura prega volta de hino nas escolas

Cibele Baginski fundadora da nova ARENA Reprodução/ Blog pessoal
Quem vê pela primeira vez a estudante de direito Cibele Baginski, de 23 anos, dificilmente imagina as ideias defendidas com entusiasmo pela gaúcha que quer resgatar a Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido de sustentação da Ditadura Militar no Brasil.

Em algumas fotos divulgadas por ela nas redes sociais, Cibele aparece de piercing na boca e cabelos vermelhos. Em outras, mostra um estilo semelhante ao gótico, de sobretudo preto e óculos arredondados. A aparência “descolada” destoa da pregação conservadora, do tom saudosista usado para se referir a práticas tradicionais hoje abandonadas pelos brasileiros, como o canto do hino à bandeira nas escolas primárias.

Cibele defende o retorno da prática, que costumava ser incentivada pelos militares, e se queixa da desvalorização do sentimento nacionalista. Segundo ela, a ideia de resgatar a Arena veio da necessidade que um grupo de estudantes sentiu de trazer de volta a moralização na política: “o que a gente traz com esse nome é o tempo em que a política era pautada em convicções”.

Fundadora da Nova Arena diz que já foi ameaçada de morte

Leia mais notícias de Brasil

O estatuto do partido, assinado pela estudante, foi publicado no Diário Oficial da União em novembro e prevê, entre outras coisas, a abolição do sistema de cotas raciais e de gênero, a privatização do sistema penitenciário e a aprovação da maioridade penal aos 16 anos. Agora, o grupo tem que reunir cerca de 492 mil assinaturas para conseguir o direito de concorrer em eleições. Pelo menos 40 mil já teriam sido reunidas, segundo Cibele, que acredita poder lançar  candidatos em 2014.

Fotos de famílias lembram brutalidade da ditadura militar

Questionada se não teme ficar marcada pelo autoritarismo após liderar um partido que elegeu tantos ditadores, Lady Bagisnki (como costuma assinar seus textos) diz que prefere levar as críticas na esportiva. A forma como ela mesma se define ajuda a entender sua determinação para enfrentar as ideias polêmicas: “O ser humano busca a eternidade, eu sei como fazer isso ser verdade”.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

De onde surgiu a ideia de resgatar a Arena?
O nome veio em razão do pessoal ter se simpatizado com ele diante das opções que a gente tinha para escolha.  Eu diria que o que a gente traz com esse nome é o tempo em que a política era pautada em convicções. Em alguns outros pontos, claro que foi reeditado, modernizado, porque a situação política do Brasil, a situação social mudou bastante.

O que basicamente mudou?

A questão de como está no Brasil, como é o funcionamento em questão estatal ou privatizado das coisas. Algumas questões sociais, questões de democracia. A lei também mudou.

Vocês defendem o retorno à ditadura?
Não é o caso. O primeiro ponto do nosso programa é a defesa do estado democrático de direito.

A diretoria do partido é formada por muitos jovens. O que você acha que atrai esse grupo?
Bastante gente nova se interessou exatamente pelo fato de a gente trazer aquela questão de convicção, questão ideológica mesmo. O pessoal mais novo está cansado dessa desmoralização que teve na política. O pessoal quer uma coisa diferente, para que eles possam realmente fazer alguma coisa para mudar para o futuro.

Vocês defendem algumas questões polêmicas, como diminuir a maioridade penal. Qual é o argumento?
Tem muita gente de 16 anos que sabe muito bem o que é um assassinato, o que é um assalto a mão armada. E ela vai cumprir um ano de pena, às vezes, por matar alguém. Isso gerou uma grande discussão na fundação do partido, porque havia algumas pessoas que achavam que podiam diminuir até mais a maioridade penal, mas foi optado por não fazer isso, porque quando você diminui a maioridade penal, por consequência, a maioridade civil e eleitoral acabam se encontrando.

Vocês falam também em educação moral e têm um conselho ideológico. O que precisa ser resgatado?
A ideia é retomar vários dos valores de família que estão se perdendo. Tu tem ali várias questões de comportamento que uma crianças às vezes aprendia que não aprende mais. Uma coisa que eu aprendi quando eu era criança e que nem meu irmão, que tem seis anos de diferença, sabe. O hino à bandeira. Ninguém sabe o que é. E é lindo, é uma composição musical excelente [...] Hoje em dia não se fala mais disso. Tem que incentivar o nacionalismo. Por que a gente tem que ter vergonha de ser brasileiro?

Vocês estão confiantes de que vão conseguir as 492 mil assinaturas?
Sim, sim, porque é uma sociedade inteira que está envolvida. O único quesito para assinar é ser eleitor. Nosso plano de metas é que a gente consiga todas as assinaturas até maio do ano que vem [2013], para a gente poder entrar com todos os processos cabíveis na Justiça Eleitoral para concorrer em 2014.

Você acha que a direita hoje está bem representada pelos partidos que o Brasil tem?
Não. É exatamente por isso que a gente veio com essa força e o pessoal se sentiu identificado. Muitas pessoas que não queriam se envolver na política conseguiram se identificar coma  gente. No espectro político brasileiro, se chega até o centro, bobeando bastante. Mas a direita mesmo tem vergonha de se assumir.

O que você acha que falta aos partidos de centro-direita?
O que aconteceu com toda a sociedade brasileira, foi o seguinte: a esquerda se tornou moda e a direta foi estigmatizada como sendo malvada, fascista e ditatorial, sendo que  entre as variadíssimas doutrinas de direita que se tem, poucas são assim.

Você se candidataria a um cargo público?
Olha, eu sou o tipo da pessoa que realmente está fazendo o que tem que ser feito. Eu não penso em cargo público porque eu entrei na faculdade pensando em ser advogada e é o que eu pretendo ainda. Como existe a cota das mulheres, talvez acabem colocando meu nome para alguma coisa, mas não tenho pretensões políticas. Talvez me convençam do contrário, mas eu duvido muito, porque quero advogar.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.