29 de janeiro de 2013

O caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País, diz Dilma na abertura do evento

Dilma na abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos - foto Divulgação
Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre Governo Federal e municípios.

A presidenta Dilma Roussef abriu oficialmente nesta segunda-feira (28) o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas e disse que o caminho da educação é que levará ao efetivo desenvolvimento sustentável do País. “O Brasil é rico em royalties, minério, agricultura, mas temos outras riquezas maiores, que são os 190 milhões de brasileiros e brasileiras (…) nenhum país do mundo se transforma em uma nação desenvolvida sem educação”, disse a presidenta. Dilma começou o discurso lembrando o incêndio que vitimou mais de 200 jovens em uma boate em Santa Maria/RS e falou da responsabilidade dos chefes dos executivos municipais em desenvolverem políticas para evitar tragédias. “É preciso cuidar da nossa gente e dar a eles oportunidades de melhorias de vida”.

Segundo a presidente, este é o momento de consolidação das parcerias federativas. “É importante que os novos prefeitos e prefeitas se apropriem do elenco de planos, ações e serviços existente no Governo Federal para os municípios”. Para garantir um desenvolvimento integrado e sustentável, Dilma anunciou um aporte de R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas como: habitação, saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, saúde, esporte, cultura e educação. “Além de financiar a construção das creches e pré-escolas fizemos várias mudanças na legislação para apoiá-los também no custeio. Agora nós pagamos o custeio até que se inicie o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Quando a criança é beneficiária do Bolsa Família – e isso é importante lembrar – o Governo Federal aporta um adicional de 50% do valor do Fundeb. Com essas mudanças nós criamos condições mais adequadas para que todos nos apoiem na tarefa de garantir às crianças de zero a cinco anos, independente da renda de sua família, igualdade de oportunidade em seu processo de desenvolvimento”, ressaltou.

Semiárido: Em atenção às famílias de agricultores que vivem nos municípios localizados no semiárido brasileiro- mais de 8,3 milhões de pessoas- a presidente anunciou repasse de recursos federais mesmo durante o período das chuvas, que já começam a dar sinais na região. “A recuperação é demorada e precisamos apoiar essas famílias mesmo durante o período das chuvas, até que se fortaleça a economia local”.

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas continua amanhã e vai até quarta-feira (30). Na programação de amanhã estão o Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aceleração do Crescimento, Políticas de Educação, Saúde e Planejamento Urbano. Em paralelo acontecerão oficinas técnicas e apoio à gestão, e boas práticas em administração municipal de prefeituras e consórcio públicos.

Com informações Blog Diálogos Federativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.