15 de janeiro de 2013

Secretário de Agricultura comemora sucesso do Programa de Inseminação Artificial

O agropecuarista Antonio Correia e a mais nova cria do seu rebanho - foto Ceza Cristovao 
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão,  apresentou na tarde de ontem (15/01) mais um resultado de sucesso do Programa Municipal de Inseminação Artificial – PROMINAR, nasceu na Fazenda Rosa Correia situada a Estrada Altaneira/Farias mais uma semente da raça Girleiteiro oriundo do Touro Jaguar TE, com este, já são 8 filhas do Programa de Inseminação em Altaneira.

O Secretário comemora o sucesso do Programa informando que o melhoramento do rebanho em menor tempo por um valor de aquisição longe de qualquer comparação (animais com mérito genético semelhante), através da utilização de reprodutores comprovadamente superiores para a produção de carne e leite e outros. Informa, ainda, que através da Inseminação Artificial podem-se obter dados precisos de fecundação e de parto. Pelo preenchimento de fichas, quando da inseminação artificial, têm-se datas corretas de concepção e, portanto, datas muito aproximada dos partos.

Diz ainda que a inseminação artificial padroniza os rebanhos. Com a utilização de um só reprodutor em um grande número de vacas, pode-se obter lotes de animais com padrão zootécnico muito semelhante (características de fenótipo-aparência externa e de genótipo-mérito genético).

“Sempre acreditei nessa modalidade Tecnológica, lembro que quando lançamos a ideia a 18 meses atrás, os pecuaristas não absorveram de imediato, pois a cultura do Touro presente no seu rebanho era muito forte, diante dessa realidade fizemos um desafio/parceria e os primeiros resultado começaram a aparecer” comemora o Secretário Ceza

Ceza informa também que na II Expoaltaneira que se realizará nos dias 10, 11 e 12 em maio fará uma a exposição em local de destaque para os filhos deste programa e que servirá como vitrine para outros pecuaristas que ainda não compreendem a força da alta genética, mas em curto espaço de tempo acredita que Altaneira terá um dos rebanhos mais caros e produtivos da Região do Cariri, tendo como principal aptidão a produção de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.