16 de janeiro de 2013

Facebook lança nova ferramenta de buscas na rede social

Zuckerberg iniciou apresentação em Menlo Park na sede do Facebook – foto divulgação
O Facebook anunciou nesta terça-feira em evento na sede da companhia em Menlo Park uma nova ferramenta de busca para melhorar a experiência de pesquisa na rede social. A busca social, segundo o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, é uma nova maneira de pesquisar entre as 1 bilhão de pessoas, as mais de 240 bilhões de fotos e as mais de 1 trilhão de conexões da rede social. "Essa é uma das melhores coisas que já fizemos nos últimos tempos", afirmou Zuckerberg. "É uma maneira completamente diferente de encontrar informação no Facebook", disse o CEO da companhia.

Zuckerberg afirmou que a nova ferramenta é diferente da busca na web: ela foi feita para encontrar conteúdos específicos a partir de uma consulta precisa, enquanto a busca na web retorna resultados genéricos para uma pesquisa genérica. A nova ferramenta usa filtros que permitem que o usuário obtenha respostas para perguntas reais, como "amigos que moram em São Paulo e gostam de Jay-Z". Segundo o Facebook, a nova ferramenta de pesquisa foi construída pensando em respeitar as configurações de privacidade da rede social.

A primeira versão da busca é focada em quatro áreas: pessoas, fotos, lugares e interesse. Assim, é possível encontrar resultados para perguntas como "amigos que vivem em minha cidade", "fotos que eu curti", "cidades que minha família visitou" ou "línguas que meus amigos falam".

"Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado, fazemos isso para dar às pessoas as ferramentas para que elas possam mapear as histórias de suas vidas", afirmou Zuckerberg. Ele afirmou que se antes o Facebook tinha como objetivo descobrir novas coisas, hoje é "fazer novas conexões". "O Facebook é uma comunidade e um banco de dados de vida das pessoas", disse.

"Quando o Facebook foi lançado, as pessoas usavam o site para navegar por perfis, saber mais sobre outras pessoas e fazer novas conexões. A busca social nos leva de volta às nossas raízes e permite que as pessoas usem o gráfico para fazer novas conexões", diz a empresa em comunicado.

O Facebook anunciou também uma parceria com o Bing, da Microsoft, em sua busca social. O Bing trará resultados complementares à consulta do usuário. "Não acho que muita gente vá vir par ao Facebook para fazer pesquisas na web, mas se não encontrar o que você está procurando, é bom ter isso", disse.

A busca está disponível em versão beta já a partir desta terça-feira, mas somente em inglês. Os usuários que tiverem interesse em testar a nova ferramenta podem se cadastrar para obter informações sobre a disponibilidade do serviço. Segundo Zuckerberg, a ferramenta será disponibilizada para o público em geral em algumas "semanas ou meses".

Com informações Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.