12 de outubro de 2014

Altaneira realiza I Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Solidário

Concludentes do curso receberam certificados ao final do evento (Foto: João Alves)
Realizou-se manhã de ontem (11/10) no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social o I Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Solidário uma promoção da Associação dos Condutores de Trilha de Altaneira (ACONTRIAL) e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECULT) com o apoio da Rede de Educação Cidadã (RECID). 


O Seminário foi a culminância do Curso de Condutores de Trilha de iniciativa educador Cícero Chagas em parceria com a SECULT e RECID e se desenvolveu em oito módulos. Noções como condução, planejamento de trilhas, atividades práticas de arvorismo, rapel, dentre outros fizeram a grade do curso. Segundo Cícero era intenção inserir nas atividades algumas noções de primeiros socorros, mas o tempo não foi generoso, mas que ainda pretende realiza-las.

O Seminário teve, dentre outros objetivos, externar ao público as ações desenvolvidas durante o curso. Almejava-se ainda discutir e implementar o turismo no município.

Na abertura do evento usaram a palavra secretário municipal da Cultura Antonio de Kaci, o concludente do curso Evertom Amorim, o prefeito municipal, Delvamberto Soares os secretários Deza e Dariomar e quebrando o protocolo este blogueiro.

A primeira ministrada pela professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) Germana Lima de Almeida que disserto a “Contextualização sobre a Origem e Crescimento da Atividade Turística no Mundo e no Brasil”

A segunda palestra foi sobre “Ócio, Lazer, Turismo Convencional e Comunitário” ministrada pela professora do Programa de Pós Graduação em Geografia (PROPGEO/UECE), Luzia Neide Coriolano. 

Após as palestras se deu a plenária com as considerações finais e temas livres, dentre a revitalização da Lagoa Santa Teresa.

Aos concluintes do curso de condutores de trilha foi entregue, de forma simbólica, certificações.

Apresentações da Banda de Música Padre Davi Moreira, do grupo de pífano da ARCA, além do grupo “Fulô do Sertão” marcaram o início e término do evento.

Com informações Blog Informações em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.