9 de outubro de 2014

Quem perdeu e quem ganhou em Altaneira?

Resultado do Primeiro Turno para Presidente em Altaneira
Apesar das lideranças do grupo de oposição não comentarem o resultado do primeiro turno das eleições em Altaneira, tema foi levantado pelos principais blogueiros da cidade e alguns navegantes das rede sociais abordaram a temática, mas nada foi mencionado na Sessão Plenária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (07/10). 

O que se questiona é quem foi de fato o líder vencedor em Altaneira, o atual prefeito Delvamberto Soares (Pros) ou o ex-prefeito Antonio Dorival (PSDB) que apoiaram respectivamente Camilo/Dilma e Eunício/Aécio para governador e presidente.

Apesar do ex-prefeito pregar durante toda a campanha pregando que Eunício ganhava em Altaneira a vitória de Camilo não pode ser atribuída ao atual prefeito, pois foi um fenômeno regional, pois Camilo ganhou em todos os 27 municípios da região do Cariri.

Da mesma forma a vitória de Dilma é creditada apenas a vontade popular, não tem liderança que impeça a expressiva votação da presidente no Ceará.

Diante do exposto acima a disputa ficaria restrita a campanha proporcional entre os candidatos Genecias Noronha (Solidariedade) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Sineval Roque (Pros) e Julio Cesar Filho (PTN).

O pleito passado (2010) foi o primeiro em que os candidatos a deputados da situação não atingiram a maioria dos votos e nessa campanha o ex-prefeito pregava também a derrota dos candidatos do prefeito, o que se confirmou apenas em relação ao estadual, mas com um percentual abaixo de 30% dos votos válidos, o que sequer motivou a comemoração dos apoiadores.

Este pleito também foi marcado pela ausência dos ex-prefeitos Francisco Fenelon Pereira, João Ivan Alcântara e Ednaldo de Farias Souto, que se comportaram apenas como observadores da disputa política.

O deputado Genecias Noronha recebeu a maior votação nominal atribuído a um candidato a deputado federal em Altaneira foram 1.728 votos, o recorde anterior era de Manoel Salviano que obteve 1.722 no pleito de 2006.

Raimundo Matos, o candidato do ex-prefeito recebeu 1.273, em terceiro lugar ficou o candidato Paulo Airton (PSB) apoiado pelo ex-presidente da Câmara Raimundim que recebeu 171 votos.

O candidato da atual presidente da Câmara Municipal, deputado Chico Lopes (PC do B) recebeu 87 votos e 100 votos foram creditados ao deputado Guimarães sem que nenhuma liderança assumisse o apoio.

Em relação a disputa por vagas na Assembleia Legislativa o deputado estadual Julio Cesar (PTN) com apenas 27,36% dos votos válidos foi o mais votado no Município.

Já o deputado Sineval Roque (PROS) recebeu uma de suas menores votações em Altaneira, quase 200 votos a menos que no pleito anterior quando foi apoiado pelo grupo de oposição e recebeu apenas 1.060 (26,18% dos votos válidos).

O deputado Danniel Oliveira (PMDB) que foi apoiado pelo suplente de vereador Antonio Henrique (PV) obteve 252 votos e a novata Aderlania Noronha (Solidariedade) apoiada discretamente pelo empresário Palito Megasom recebeu 248 votos.

O candidato do ex-presidente Raimundim, Joaquim Noronha (PP) recebeu 166 votos, Anderson Palácio (PSDC) que foi apoiado pelo ex-secretário de Educação Rogério Arrais recebeu 109 votos.

Cabe a cada navegante fazer a sua leitura dos números e concluir quem de fato perdeu e quem foram os vencedores em Altaneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.