5 de outubro de 2014

Dilma lidera e pesquisas aponta acirramento na disputa pela segunda vaga no segundo turno

O candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, apareceu numericamente à frente de Marina Silva, do PSDB, nas pesquisas divulgadas neste sábado (04/10) na briga pelo direito de ir ao segundo turno contra, muito provavelmente, Dilma Rousseff, do PT, que tenta reeleição e chega ao dia da eleição liderando as duas consultas. Dificilmente a petista conseguirá vencer a disputa em primeiro turno. 

Pelo Ibope, Dilma lidera o primeiro turno com 46% dos votos válidos (conta que exclui brancos e nulos), Aécio alcança 27%, Marina atinge 24%. As entrevistas foram feitas entre quinta e sábado.

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada um. Nas 3.010 entrevistas realizadas pelo Ibope, os outros candidatos inscritos não foram suficientemente citados para alcançar 1%.

O estudo foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Em relação ao levantamento do Datafolha também finalizado neste sábado, há poucas diferenças, todas elas explicadas pela margem de erro das duas pesquisas: dois pontos para mais ou para menos.

O Ibope também testou cenários de segundo turno. Dilma vence tanto Aécio quanto Marina com o mesmo placar: 55% a 45% dos válidos. O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95% (em 100 levantamentos com os mesmos métodos, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-01021/2014.

A pesquisa Datafolha também divulgada neste sábado mostra Aécio com 26% das intenções de votos válidos (que desconsidera brancos e nulos), enquanto Marina tem 24%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que coloca os dois candidatos em empate técnico. Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, segue na liderança, com 44%. Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada um. Os outros cinco candidatos inscritos somam 1%.

Para o segundo turno, Dilma segue vencendo tanto Aécio quanto Marina. Contra a candidata do PSB, Dilma aparece com 55% das intenções de voto, contra 45% da adversária. Em um embate com Aécio, a petista fica com 53% das intenções de voto, contra 47% do candidato tucano.

A pesquisa Datafolha ouviu 18.116 pessoas em 468 municípios no sábado e na sexta (3). O nível de confiança é 95%. O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01037/2014.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.