17 de outubro de 2014

Dilma tem 73% e Aécio tem 27% dos votos válidos no Ceará

Gráfico da pesquisa publicado no jornal O Povo
A nova rodada da pesquisa O POVO/Data folha mostra que a presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem mais que o dobro dos votos de Aécio Neves (PSDB) no Ceará, com 66%, contra 25% do tucano. Brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 5% dos cearenses. Considerados apenas os votos válidos – forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado –, Dilma tem 73%, contra 27% de Aécio. 

O resultado nos votos válidos sugere que, no Ceará, o tucano ganhou mais espaço que a petista no segundo turno. Quando as urnas do último dia 5 foram abertas, Dilma teve 68%, enquanto Aécio ficou com 14,97%. De acordo com o Datafolha, o crescimento dela, portanto, foi de cinco pontos percentuais; o dele, de 12 pontos.

O levantamento dá indicações sobre uma das principais dúvidas deste segundo turno: o destino dos votos de Marina Silva (PSB), candidata derrotada à Presidência, terceira mais votada no Ceará. De acordo com a pesquisa, 60% dos votos de Marina migraram para Aécio, 21% foram para Dilma. Já 9% dos “marineiros” não souberam para que lado ir. Disseram votar nulo ou em branco 10%.

Em Fortaleza, a candidata do PT à reeleição na Presidência tem 60% dos votos, contra 25% de Aécio. E 7% dos fortalezenses disseram estar indecisos. No Interior, Dilma cresce (tem 66%), Aécio também (28%). Outros 4% não souberam responder.

O Datafolha mediu a avaliação que os cearenses fazem da gestão de Dilma, e apontou que a petista conseguiu melhorar a aprovação de seu governo ao longo da campanha. O índice dos que consideram o governo bom ou ótimo é de 59% - era 55% em agosto.

O percentual de cearenses que classificam a gestão como ruim ou péssima é de 9% (em agosto, era 11%). A nota média atribuída no Ceará ao governo também melhorou: atualmente, é de 7,4 (era 7,2 em agosto).

A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 1.228 eleitores no dia 15 de outubro, em 52 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.