28 de outubro de 2014

Dilma obteve preferência de 7 entre cada 10 cearenses de 173 municípios

Dos 184 municípios cearenses, em 173 deles a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) obteve a preferência de 7 entre cada 10 eleitores. O Ceará foi o terceiro Estado onde a petista obteve melhor desempenho nas urnas, atrás apenas do Piauí (78,30%) e do Maranhão (78,76%) com a maior vantagem.

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O POVO, com base nos dados divulgados pelo TRE-CE, a disputa foi mais apertada em apenas dois municípios (Parambu e Morrinhos); em outros seis Dilma venceu com mais de 90% dos votos sobre o tucano Aécio Neves. 

Para o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Diassis Diniz, a vitória representativa de Dilma no Estado encontra resposta no que ele chamou de “política presente no Ceará”.

“Temos a presença dela em grandes investimentos para o Ceará: tivemos entrega do kit de máquinas, obras do cinturão das águas, siderúrgica, metrô, VLT, hospitais regionais, ou seja, em todos os momentos para dar apoio ela esteve presente. Essas política atinge os âmbitos mais interessados”, explica Diassis.

Mas se levado em consideração a porcentagem dos votos, a petista obteve em 2014 um resultado um pouco menor quando comparado a 2010. Há quatro anos, Dilma saiu do Ceará com 77,35% (3.288.570) dos votos válidos; desta vez, a petista computou 76,75% (3.522.225) dos votos.

Na Capital do Estado, em apenas uma zona eleitoral o candidato Aécio Neves (PSDB) ficou à frente de Dilma, apesar da diferença entre eles ter sido de pouco mais de 2 mil votos. Aécio foi líder nos bairros mais ricos da cidade, entre eles Aldeota, Praia de Iracema e Meireles.

“Fortaleza foi muito polarizada, tivemos um crescimento do Aécio, os votos da Marina também poderiam ter se deslocado para Dilma, mas foram para ele; é um público específico que prega por mudança, que busca alternativa ao PT, incongruente, mas que tinham em pauta tirar o PT do poder”, defende o presidente do partido no Ceará sobre o desempenho dela nestes bairros.

Aécio Neves saiu de Fortaleza com o terceiro pior resultado de todas as capitais do País, ficando atrás apenas de São Luiz (70% Dilma e 30% Aécio) e Teresina (72% Dilma 28% Aécio).

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.