17 de outubro de 2014

Camilo tem 51% e Eunício 49% dos votos válidos, segundo Ibope

Assim como apontou a pesquisa O POVO/Datafolha, levantamento do Ibope/TV Verdes Mares divulgado ontem (16/10) mostra empate técnico entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) na briga pelo governo. 

Pelo Ibope, no entanto, a diferença entre os dois é menor: 46% dos votos para Camilo e 44% dos votos para Eunício. De acordo com a sondagem do Datafolha divulgada pelo O POVO, o petista tem 45%, enquanto o peemedebista tem 40%. 

Conforme mostrou o Ibope, brancos e nulos somam 6%, e os indecisos cearenses representam 4%. Se excluída essa parcela de eleitores e considerados apenas os votos válidos, Camilo tem 51% dos votos, contra 49% de Eunício – essa é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado. Até a eleição do segundo turno, restam nove dias de campanha.

A pesquisa Ibope afirma que a rejeição dos candidatos é a mesma: 38% – componente a mais de acirramento no pleito. O levantamento foi feito de 13 e 15 de outubro, com 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada com os números CE-00033/2014 e BR-01100/2014.  

1. PRIMEIRO TURNO
Na eleição do último dia 5 de outubro, Camilo teve 47,81% dos votos válidos, e Eunício 46,41%. Até as vésperas da eleição, as pesquisas apontavam empate técnico, com o candidato do PMDB numericamente à frente, o que não se confirmou.

2. REJEIÇÃO
Segundo o Ibope, há equilíbrio na rejeição de Camilo e Eunício (38% para ambos). Outros 18% dos entrevistados disseram ao Instituto que poderiam votar em ambos os candidatos. Outros 6% não souberam ou não responderam,

3. CONFIANÇA
O nível de confiança da pesquisa Ibope/TV Verdes Mares é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

4. DOIS PONTOS
A diferença entre Camilo Santana e Eunício Oliveira no resultado dos votos válidos é de apenas dois pontos percentuais, segundo o Ibope. Faltam nove dias para o segundo turno da eleição, marcado para o próximo dia 26.


Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.