21 de outubro de 2014

Datafolha aponta novo empate técnico, mas com Dilma numericamente à frente

Gráfico publicado pelo Jornal O Povo
Pela primeira vez em uma pesquisa do instituto Datafolha, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). O levantamento divulgado ontem mostra, no entanto, que eles continuam tecnicamente empatados. 

Considerando apenas os votos válidos (em que são descartados os votos brancos, nulos e os indecisos), a presidente e candidata à reeleição tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48%.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Em votos totais, Dilma tem 46% (antes tinha 43%), contra 43% de Aécio, que tinha 45% na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%. Outros 6% dizem estar indecisos.

Apesar de persistir o empate técnico, é a primeira vez em que a diferença numérica é de três pontos percentuais no total de votos. Nas pesquisas anteriores, Aécio vinha numericamente na frente, mas sempre por dois pontos.

Em votos válidos, a vantagem da petista chega a quatro pontos percentuais - limite máximo da variação da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nas pesquisas anteriores, o tucano tinha vantagem de dois pontos também nos votos válidos.

A pesquisa mediu ainda a aprovação ao governo Dilma. Dos entrevistados pelo Datafolha, 42% julgam a administração petista boa ou ótima. Outros 20% classificam o governo como ruim ou péssimo. Aqueles que dizem que a gestão federal atual é regular somam 37%.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios brasileiros. Todas as entrevistas foram realizadas ontem. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi contratada por TV Globo e jornal Folha de S.Paulo. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 01140/2014.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.