1 de agosto de 2015

Altaneira adere a Manifestação da APRECE e paralisa serviços

A Prefeitura Municipal de Altaneira de portas fechadas (Foto: João Alves)
O dia de ontem foi de paralisação em cerca de 130 municípios do Ceará. A estimativa é de Evanildo Simão (PT-CE), presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que organizou a movimentação junto aos prefeitos. Durante toda a manhã e a tarde, apesar das prefeituras de portas fechadas, os gestores tiveram programação movimentada, com pontos altos na conversa com a população e na visita às câmaras municipais para buscar apoio dos vereadores. 

Em carta divulgada na última quinta-feira (30/07), no portal da APRECE, Simão explicou o ato. Com linguagem dura, ele culpa as “promessas assumidas e não cumpridas pelo executivo estadual e federal” pela situação grave dos municípios. Além disso, cita queda no valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), falta de reprogramação dos recursos do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) de 2014 para 2015 pelo Governo do Estado e a seca.

Coleta de lixo, funcionamento de obras, fiscalização de trânsito (Demutrans), casas do cidadão, atendimentos administrativos e atendimento não emergencial nos hospitais estiveram entre os serviços não ofertados aos moradores durante todo o dia. Na maioria das cidades, apenas a emergência hospitalar funcionou normalmente. 

A manifestação foi motivada pelos cortes e atrasos em repasses estaduais e federais, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na manhã de ontem (31/07) O Garoto Beleza percorreu e fotografou os principais órgãos municipais em Altaneira e apenas a Câmara e o Hospital Municipal estavam de portas abertas, mas não foi colhidas informações se além da presidente havia outros parlamentares no Legislativo.

Vários municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, foram visitados pelo jornal O POVO, dos quais somente Maranguape aderiu à greve. Entre as justificativas da não participação, foram apontadas o grande volumes de obras, a agenda movimentada, véspera da volta às aulas (marcada para segunda-feira e que poderia ser atrasada pela interrupção) e, também, a discordância do ato.

Confira os registros do Garoto Beleza João Alves: 

Secretaria Municipal de Assistência Social (Foto: João Alves)
Secretaria Municipal de Cultura (Foto: João Alves)
Secretaria Municipal de Saúde (Foto: João Alves)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.