23 de agosto de 2015

Nível do Açude Pajeu é preocupante

Açude do Pajeú está com menos da metade de seu volume (Foto: Antonia Almeida)
A professora Antonia Almeida Leite Bezerra, popularmente conhecida por Toinha Leite, compartilhou ontem (22/08) na rede Facebook imagem do Açude Pajeú em que demonstra de forma clara o baixo nível das águas do único reservatório que abastece a cidade de Altaneira. 

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, desde 2013 vem alertando os altaneirenses sobre a necessidade do uso racional da água e que evite desperdícios.

Publicamos em dezembro de 2013 o alerta do secretário sobre o assoreamento do Açude Pajeú. Antes em Julho de 2013 postamos denuncia do vereador Antonio Leite sobre descaso da CAGECE com adutora do Pajeu e em setembro de 2014 postamos mais denúncia do secretário Ceza sobre desperdício de água em Altaneira nas tubulações da Cagece.

Dados do Portal Hidrológico do Ceará administrado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) mostram que o açude Pajeú tem atualmente 44,05% de seu volume. Nesse mesmo período no ano de 2014 o Pajeu tinha 65,51% de seus 1.860.000m³ de capacidade.

Como bem lembrou a professora Toinha Leite, o “Açude do Pajeu está assim. Se não economizarmos logo estaremos sem água”.

Leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.