2 de dezembro de 2012

Mudança no dia da feira livre em Altaneira volta a ser discutida

Hoje é dia de feira em Altaneira, a única a se realizar no domingo na região do Cariri cearense, o que pode deixar de acontecer se os poderes legislativo e Executivo atenderem reivindicação de alguns comerciantes locais.

Um movimento liderado pelo comerciante Junior Arrais defende a mudança da feira para que o domingo seja dedicado ao lazer de empresários e empregados. A proposta encontra resistência de outros comerciantes. O irmão do líder do movimento Ricardo Arrais é contra a mudança, pois a feira coincidindo com outro dia em cidades próximas pode diminuir o movimento na cidade.

A proposta da conveniência de uma eventual mudança do dia em que se realiza da feira livre já foi debatida em outras ocasiões, mas não obteve êxito. Os atuais Vereadores também já debateram a matéria, apenas o Vereador Flavio Correia se posicionou contra a mudança, mas ainda não foi apresentada um proposta concreta.

O Vereador Flavio defende a permanência da Feira aos domingos, uma vez que se trata de uma tradição de mais de 50 anos. “Nosso povo está acostumado com o dia da feira, nossos agricultores trabalham a semana e aproveitando o domingo para vim a cidade, não posso concordar com uma mudança dessa que beneficia apenas uma minoria” disse o Vereador Flavio.

Segundo o Vereador Flavio a maioria dos proprietários de mercadinhos e mercearias aprovam a ideia, mas os donos de bares não gostaram dessa possível mudança. O comerciante Cicero Rufino, estabelecido há mais de 40 anos na cidade é a exceção, pois se posiciona contrário a mudança da feira usando argumentos semelhantes ao do Vereador Flavio Correia.

Para o comerciante Gleudson de Sousa o dia da feira nas faz nenhuma diferença para sua atividade comercial, uma vez que seu movimento é normal e não tem pra onde ir aos domingos. As barracas da feira livre na sao maioria vendes produtos de confecções  calcados, materiais esportivos e utilidades do lar.

Por sua vez os barraqueiros também são todos contrários a mudança do dia da feira, pois todos já participam de feiras em outros municípios em outros dias. Segundo um barraqueiro de Juazeiro do Norte, caso a feira mude para sábado ele não poderá mais colocar barraca em Altaneira “Sábado é dia da feira de Nova Olinda com essa mudança agente não poderia vim pra cá pois lá a feira é maior, a feira daqui ficaria fraca. Eu trabalho em Altaneira há 12 anos, vejo que as pessoas daqui não colocam nem barracas, isso porque todos vendem os mesmo produtos”, disse.

Para Junior Arrais todos os altaneirense ganham com a mudança da data da feira livre. “A feira livre deve ser para os moradores venderem seus produtos, fazendo o dinheiro circular no local. O que os barraqueiros trazem de outros municípios são os mesmo produtos que encontram aqui hoje no comercio local”, disse.

De acordo com o comerciante, a feira é feita pelos barraqueiros de outros municípios, por isso, precisar levar essa ideia para uma discussão maior junto com a sociedade.

Para o empresário Orleans Ribeiro é importante manter as tradições de cada povo, mas o lazer também é direito dos trabalhadores e trabalhar aos domingos retira este direito dos trabalhadores no comercio local. “Sei que a feira livre de Altaneira acontece há mais de 50 anos, sempre aos domingos, mas temos que dar oportunidade de lazer aos nossos colaboradores, por isso só favorável a mudança para outro dia. Domingo é dia de descanso e de lazer não de trabalho” defende Orleans.

Confiram outras fotos da Feira Livre em Altaneira:

3 comentários:

  1. Seria importante realizar uma grande audiência pública para a comunidade opine sobre a mudança da feira, respeitando o processo democrático. É importante que os trabalhadores do comercio tinham um dia de descanso, mas também temos que respeitar as tradições de nosso povo. O ideal seria um projeto de lei de iniciativa popular com ampla discussão em todos os seguimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. sou a favor da mudança,pois domingo e dia de lazer tanto para os empregados e empregadores...Vangberto

    ResponderExcluir
  3. Acredito também que os Barrraqueiros que vêm de fora levam o dinheiro de nosso municipio para ser gasto em outro comercio, por exemplo, em Juazeiro do Norte, o que impede desse dinheiro ficar ciculando aqui, apesar de oferecer mais opção aos feirantes. Mesmo assim sou a favor que seja outro dia da semana.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.