4 de dezembro de 2012

Senador tucano quer acabar com subsidio para vereador em 90% dos municípios

Cyro Miranda na Tribuna do Senado Federal- foto Waldemir Barreto
A proposta de emenda à constituição (PEC) 35/12, que tramita no Senado, quer por fim à remuneração recebida por vereadores em municípios com até 50 mil habitantes. Se a proposta for aprovada, deve atingir 90% das câmaras municipais do país. A PEC pretende ainda limitar os gastos das casa legislativas dos municípios ao máximo 3,5% da arrecadação municipal.

Para o autor da proposta, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), se o atrativo não for o salário, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão da condição cívica, da honorabilidade ou de sua capacidade profissional”.

Vereadores podem acumular outras funções, se o horário for compatível, garante a Constituição. Hoje, de acordo com o autor da PEC, na maioria dos municípios os vereadores se reúnem duas ou três vezes por mês. Isso possibilitaria o desempenho de atividades remuneradas por parte dos parlamentares.

Atualmente a proposta está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Depois deve seguir para votação no plenário da casa.

A União dos vereadores do Brasil e várias Mesas Diretoras de Câmara espalhadas pelo Brasil enviaram cartas de posicionando contrarias a Proposta que



Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.