8 de dezembro de 2012

Um terço das faculdades é reprovado em avaliação do MEC


Mercadante disse que instituições reprovadas serão punidas – foto Elza Fiuza
Um terço das faculdades brasileiras foi reprovado em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Elas obtiveram nota um ou dois, consideradas insuficientes, no Índice Geral de Cursos (IGC). Numa escala de um a cinco, das 1.516 faculdades avaliadas no País, 531 conseguiram apenas um (sofrível) ou dois (ruim), a maior parte delas privadas. Se forem consideradas apenas aquelas tendo conceitos quatro e cinco, somam 95. 

A nota máxima, cinco, foi alcançada por somente 16 faculdades, todas da Região Sudeste. No Ceará, as melhores notas ficaram com a UFC, que obteve 4, enquanto Uece, UVA e Urca registram nota 3. A relação das escolas de ensino superior e suas notas está disponível no portal do ministério (http://www.mec.gov.br/)

A primeira da lista no Brasil é a Escola Brasileira de Economia e Finanças, instituição particular do Rio de Janeiro. A pública melhor classificada é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O IGC das instituições é composto pela nota dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), equivalente a 30%, pela titulação dos professores e seu regime laboral (vale 15%) e os índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição, também 15%.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que as entidades reprovadas serão severamente punidas com um conjunto de medidas a ser anunciado na próxima semana. “Não queremos que nossos alunos estudem nessas instituições”, afirmou. Ele não quis antecipar as punições, mas declarou que serão respeitados o processo legal e o amplo direito de defesa de cada uma. Pelas normas vigentes, essas instituições ficarão fora dos projetos de financiamento público para os alunos.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.