18 de dezembro de 2012

Vestibular sobre a História Política de Altaneira

Autoridades, lideranças e servidoras da primeira 
Gestão do Município de Altaneira instalada em 1960
1 - A campanha pela emancipação política da Vila de Santa Tereza foi liderada por um ex-prefeito do município-mãe, Farias Brito, mas houve fortes resistências de algumas famílias locais, que não aceitavam a criação do novo município. Qual das famílias abaixo relacionadas fez campanha contra a emancipação política do Município de Altaneira?
a) Almeida;
b) Cidrão;
c) Furtuoso;
d) Rufino;
e) Soares.

2 - Antes da emancipação política de Altaneira um vereador foi eleito pela Vila de Santa Tereza para compor a Câmara Municipal de Farias Brito. Este cidadão era conhecido pelo nome de:
a) Chico Fenelon;
b) Maximino Ferreira;
c) Salomão Gonçalves;
d) Quido Nogueira;
e) Venceslau Rodrigues.

3 - Após a vitoriosa campanha pela emancipação política da Vila Santa Tereza, o líder do Movimento foi lançado candidato para Prefeito de Altaneira. Como era conhecido o primeiro candidato a prefeito de Altaneira?
a) Aurelio Liberalino;
b) Chico Fenelon;
c) Enoch Rodrigues;
d) Cel. Né de Almeida;
e) Oliveira Rufino.

4 - Na festa da convenção para escolha dos candidatos da UDN, em 11 de agosto de 1960, o Cel. Manoel Pinheiro de Almeida, ex-prefeito de Farias Brito e líder do movimento de emancipação política de Altaneira, foi assassinado por um policial militar. O assassino tinha a patente de:
a) Cabo;
b) Capitão;
c) Sargento;
d) Subtenente;
e) Tenente.

5 - Qual o destino do Policial Militar, pego em flagrante, após assassinar, o Cel. Manoel Pinheiro de Almeida?
a) Foi julgado e condenado pelo Tribunal Militar na Capital;
b) Foi julgado e absolvido pelo Tribunal Militar na Capital;
c) Foi julgado e condenado pelo Tribunal Popular do Júri;
d) Foi julgado e absolvido pelo Tribunal Popular do Júri;
e) Foi baleado imediatamente após cometer o crime e sua cabeça foi esmagada com uma pedra de aproximadamente 100 kg.

6 - O primeiro candidato a vice-prefeito também foi um dos lideres do movimento da emancipação política de Altaneira. Como era conhecido o candidato a vice-prefeito na chapa da UND homologada na Convenção do dia 11 de agosto de 1960?
a) Assis Baião;
b) Chico Fenelon;
c) Joaquim Soares;
d) Oliveira Rufino;
e) Quido Nogueira.

7 - Com a morte do Cel. Né de Almeida os líderes do Partido UDN lançaram o jovem comerciante Francisco Fenelon Pereira. Quem foi o candidato a vice-prefeito na chapa da UDN nas primeiras eleições em Altaneira?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) Francisco Bispo de Assis;
c) Furtuoso José de Oliveira;
d) Elpídio Ricardo de Carvalho;
e) José Rufino de Oliveira.

8 - O grupo político que fez campanha contra a emancipação política do Município de Altaneira, aglomerado sob a legenda do Partido Social Democrático – PSD, não tinha nome um nome natural para apoiar em oposição à candidatura lançada pela UDN daí lançaram o cratense Dr. Vicente da Frota Cavalcanti, afilhado do governador Parcial Barroso. Qual era a profissão do candidato a Prefeito do PSD em Altaneira?
a) Advogado;
b) Enfermeiro;
c) Juiz de Direito;
d) Médico;
e) Promotor de Justiça.

9 - Um dos lideres da campanha do NÃO no Plebiscito da Emancipação Política de Altaneira foi candidato a vice prefeito na chapada do PSD, que tinha como candidato a Prefeito o Dr. Vicente da Frota Cavalcanti. Quem foi o candidato a vice na chapa do partido governista em 1960 em Altaneira?
a) Alexandre Bernardo Vieira;
b) Antonio Saul Moreira;
c) Francisco Alves Bitu;
d) Frutuoso José de Oliveira;
e) Elpídio Ricardo de Carvalho.

10 - A primeira campanha eleitoral em Altaneira se deu de forma tensa, as forças militares do Governo Estadual foram usadas em favor do candidato do PSD, inclusive foi instalado na cidade um pelotão da Polícia Militar. Os candidatos da UDN eram monitorados pelos policiais militares, de forma a inibir sua campanha, diziam que agiam por ordem do governador Parcifal Barroso (foto). Após representação o Juiz Eleitoral requisitou a Força Nacional e o Exército assumiu a segurança da cidade com a retirada da  Polícia Militar. Em que dia se deu a primeira eleição em Altaneira?
a) 03 de outubro de 1959;
b) 01 de outubro de 1960;
c) 03 de outubro de 1960;
d) 15 de novembro de 1959;
e) 15 de novembro de 1960.

11 - Apesar de curto período de campanha livre, a chapa majoritária da UDN, formada pelos comerciantes Chico Fenelon e Assis Baião, foi eleita com ampla maioria (65% dos votos), igualmente a chapa proporcional consegui a eleger a maioria dos vereadores.
Quantos vereadores o UDN elegeu para compor a primeira Legislatura do Município de Altaneira?
a) quatro vereadores;
b) cinco vereadores;
c) seis vereadores;
d) sete vereadores;
e) oito vereadores;

12 - Na primeira eleição em Altaneira o quociente eleitoral fez sua primeira vítima.
Quem foi o candidato a vereador que não foi considerado eleito mesmo recebendo mais voto que o último vereador eleito?
a) Alexandre Bernardo Vieira;
b) Francisco de Assis Leite;
c) Francisco Gomes Bezerra;
d) Joaquim Soares da Silva;
e) José David de Oliveira.

13 - Na primeira eleição em Altaneira, realizada em 1960, duas mulheres lançaram-se candidatas para uma das vagas na Câmara Municipal, não foram eleitas, mas o fato ganhou destaque na mídia estadual da época. Quem foram essas duas pioneiras na política de Altaneira?
a) Cecília Almeida e Solidade Nonato
b) Cecília Almeida e Fausta Venâncio;
c) Fausta Venâncio e Hilda Cidrão;
d) Fausta Venâncio e Solidade Nonato;
e) Hilda Cidrão e Fransquinha Pio.

14 - O prefeito Francisco Fenelon Pereira e seu vice foram empossados em Sessão Solene, logo após a instalação da primeira Câmara Municipal de Altaneira. Quando se deu a Posse do prefeito e vice-prefeito de Altaneira?
a) 11 de dezembro de 1960;
b) 01 de janeiro de 1961;
c) 01 de fevereiro de 1961;
d) 01 de março de 1961;
e) 25 de março de 1961.

15 - No mesmo dia da instalação do Poder Legislativo como posse dos vereadores e do prefeito e vice-prefeito foi eleita a primeira Mesa da Câmara Diretora da Municipal. Quem foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Altaneira?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) João Rufino de Oliveira;
c) Olival Furtuoso de Oliveira;
d) Salomão Gonçalves de Alencar;
e) Venceslau Rodrigues da Silva.

16 - Os primeiros atos do prefeito Francisco Fenelon Pereira, após a Posse, foi à nomeação das servidoras Maria Socorro Carneiro e Maria Marlucy Almeida. Que cargos ocuparam, respectivamente, as duas primeiras servidoras do Município de Altaneira?
a) Chefe de Gabinete e Secretária;
b) Chefe de Gabinete e Tesoureira;
c) Secretária e Amanuense;
d) Secretária e Tesoureira;
e) Tesoureira e Amanuense.

17 - Uma dupla de deputados participaram ativamente da campanha pela emancipação Política do Município e na campanha vitoriosa nas primeiras eleições de Altaneira. Quem foram esses deputados?
a) Adauto Bezerra e Orlando Bezerra;
b) Adauto Bezerra e Humberto Bezerra;
c) Jorge Furtado Leite e Antonio dos Santos;
d) Jorge Furtado Leite e Cincinato Furtado Leite;
e) Paes de Andrade e Marconi Alencar.

18 - Desde a chegada dos pioneiros, posteriormente com a formação da Vila Santa Tereza e no movimento de emancipação politica, era muito forte a presença da Igreja Católica, inclusive a denominação de Altaneira foi sugestão de um Padre. Quem era o Pároco de nossa cidade nos primeiros anos de sua emancipação política?
a) Padre Agamenon Coelho;
b) Padre Ágio Moreira;
c) Padre David Moreira;
d) Padre Eugenio Leite;
e) Padre Raimundo Alencar.

19 - Nas eleições de 1962, a oposição ainda representada pelo PSD, enfraquecida pela derrota de 1960, não apresentou candidatos, foi uma eleição de um só partido, a UDN. Quem foi eleito o segundo prefeito do Município de Altaneira?
a) Edinaldo de Farias Souto
b) Euclides Nogueira Santana;
c) Francisco Bispo de Assis;
d) João Ivan Alcântara;
e) José Rufino de Oliveira;


20 - As eleições de 1962, a segunda na história política de Altaneira ocorreu de forma tranquilo, com apenas uma chapa concorrendo. Quem foi o candidato a vice-prefeito nas eleições de 1962 em Altaneira?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) João Rufino de Oliveira;
c) José Rufino de Oliveira;
d) Pedro Messias;
e) Venceslau Rodrigues da Silva.

21 - Na Segunda Legislatura do Município de Altaneira um dos vereadores eleitos renunciou ao mandato para assumir um cargo de assessoria na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Qual dos vereadores abaixo renunciou o mandato em 1967?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) João Rufino de Oliveira;
c) José Romão Pereira;
d) Maximino Ferreira de Lima;
e) Venceslau Rodrigues da Silva.

22 - Apesar de não receber remuneração, nem tão pouco administrar recursos financeiros, a presidência da Câmara Municipal, desde os primeiros mandatos era cobiçada pelos vereadores. Quem foi o segundo presidente da Câmara Municipal?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) João Rufino de Oliveira;
c) José Romão Pereira;
d) Maximino Ferreira de Lima;
e) Salomão Gonçalves de Alencar.

23 - Em 1966, com a extinção dos partidos todos os políticos de Altaneira se agruparam sob a bandeira da Aliança Renovadora Nacional – ARENA, naquele ano também foi um pleito de candidatura única. Quem foi o terceiro prefeito eleito de Altaneira?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) Francisco Fenelon Pereira;
c) João Ivan Alcântara;
d) João Rufino de Oliveira;
e) José Rufino de Oliveira.

24 - Como aconteceu nas eleições de 1962, em 1966 também foi eleição  de apenas um partido, a ARENA, sendo escolhido para compor a chapa do Executivo como vice um dos 7 vereadores eleitos em 1962. Quem foi o vice-prefeito eleito na chapa da ARENA em 1966?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) João Rufino de Oliveira;
c) José Romão Pereira;
d) Maximino Ferreira de Lima;
e) Salomão Gonçalves de Alencar.

25 - Refletindo os acordos da eleição majoritária as escolhas para a presidência do Legislativo Municipal também foram realizadas de forma consensual e chapa única. Quem foi o primeiro presidente da Câmara Municipal na terceira Legislatura?
a) João Rufino de Oliveira;
b) José Romão Pereira;
c) Maximino Ferreira de Lima;
d) Olival Furtuoso de Oliveira;
e) Salomão Gonçalves de Alencar.

26 - No ano de 1970, uma grande manifestação popular força as lideranças a lançar o nome do então vice-prefeito Euclides Nogueira Santana como candidato único, confirmando mais uma vez a tendência do vice ser urgido ao cargo de Prefeito. Quem foi escolhido para ser o candidato vice-prefeito na quarta eleição em Altaneira?
a) Cicero Rufino de Oliveira;
b) Francisco Ananias Barbosa;
c) Francisco Fenelon Pereira;
d) Francisco Bispo de Assis;
e) Pedro Messias.

27 - Nas eleições de 1972, o ex-Prefeito Francisco Fenelon Pereira tenta ser candidato único sob o argumento de que todas as lideranças já tinham se revezado no comando do Município, ele tem a maioria no Diretório Municipal da ARENA, mas uma manobra da Ditadura Militar criou a figura da sublegenda, o que permitia o mesmo partido lançar dois candidatos, daí foi assegurada uma outra candidatura dentro do mesmo partido, marcando a primeira grande disputa em Altaneira. Quem foi o candidato da ARENA 2 em 1972?
a) Francisco Bispo de Assis;
b) João Ivan Alcântara;
c) João Rufino de Oliveira;
d) José Rufino de Oliveira;
e) Pedro Messias.

28 - As eleições de 1972 foi a primeira grande disputa na história política de Altaneira, uma vez que nas eleições de 1960 praticamente não houve campanha. O partido governista foi dividido em dois ARENA 1 e ARENA 2, mas o prefeito não declarou apoio formal a nenhuma das candidaturas apresentadas. Eram uma disputa entre dois ex-prefeitos. O acirramento ganhou as ruas e os simpatizantes de cada candidato receberam apelidos. Como eram conhecidos os simpatizantes dos candidatos da ARENA 1 e ARENA 2 na campanha de 1972?
a) Arenoso e Barroso;
b) Felipe e Paletó;
c) Felipe e Sem Terra
d) Paletó e Sem Camisa;
e) Tucano e Pé-de-Boi.

29 - O ex-Prefeito Euclides Nogueira Santana acreditava que a eleição de 1972 foi decidida antes da Convenção, na escolha do candidato a vice. Um jovem funcionário público destacou-se na qualificação de eleitores, flertou com os dois pré-candidatos e fez sua opção apenas na véspera da Convenção. Quem foi o vice-prefeito eleito em 1972?
a) Antonio Almeida Arrais;
b) Cicero Rufino de Oliveira;
c) Francisco Ananias Barbosa:
d) João Ivan Alcântara;
e) Raimundo Nogueira Soares.

30 - O acirramento da campanha majoritária de 1972 também foi marcante na disputa por uma das sete vagas na Câmara Municipal de Altaneira, no entanto a disputa para a Presidência do Legislativo foi mais tranquilo. Quem foi eleito presidente da Câmara Municipal no primeiro período da Quinta Legislatura?
a) Januário Rufino de Oliveira;
b) Jesus Alves Bitu;
c) José Romão Pereira;
d) Maximino Ferreira Lima;
e) Raimundo Fernandes Sobrinho.

31 - As primeiras gestões administrativas de Altaneira, apesar de o mesmo grupo político permanecer no comando central, havia uma alternância de governantes. Quem foi o primeiro prefeito a ser eleito por mais de uma vez em Altaneira?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) Francisco Bispo de Assis;
c) Francisco Fenelon Pereira;
d) João Ivan Alcântara;
e) José Rufino de Oliveira.

32 - Nas primeiras eleições em Altaneira os vice-prefeitos eleitos eram apontados como candidato natural na eleição seguinte, esta regra foi quebrada com o vice-prefeito Pedro Messias. Quem foi o prefeito que quebrou a tradição de não apontar o seu vice candidato a prefeito?
a) Euclides Nogueira Santana;
b) Francisco Bispo de Assis;
c) Francisco Fenelon Pereira;
d) João Ivan Alcântara;
e) José Rufino de Oliveira.

33 - Nas eleições de 1976, a tradição do vice voltou a funcionar, o vice Prefeito eleito em 1972 foi apontado como candidato a Prefeito. Dois cunhados foram indicados como candidatos a vice-prefeito nas chapas concorrentes. Quem foram os candidatos a Vice em 1976 em Altaneira?
a) Adevaldo Arrais e Antonio Carneiro;
b) Adevaldo Arrais e Orlando Landim.
c) Cicero Rufino e Nego Bento;
d) Orlando Landim e Mundim Soares;
e) Mundim Soares e Valdemar Poeirão.

34 - Em 1976, um fato marcou a história política de altaneira, pela primeira vez o prefeito municipal se afastou do cargo transmitindo o governo para seu vice, que administrou a cidade como se prefeito fosse. Por quantos meses o vice prefeito administrou Altaneira em 1976?
a) três meses;
b) quatro meses;
c) seis meses;
d) oito meses;
e) doze meses.

35 - Apesar da acirrada disputa nas eleições de 1976, a Sexta Legislatura do Poder Legislativo foi instaurada sem grandes transtornos, inclusive a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, foi eleita quase que por unanimidade. Quem foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Altaneira da Sexta Legislatura do Poder Legislativo na instalada em janeiro 1977?
a) José Romão Pereira;
b) Maximino Ferreira de Lima;
c) Olival Frutuoso de Oliveira;
d) Raimundo Fernandes Sobrinho;
e) Raimundo Nogueira Soares.

36 - O ex-prefeito Oliveira Rufino decidiu ser candidato nas eleições em 1982, mas não contou com o apoio do prefeito elegeu em 1976. O então prefeito optou por apoiar uma liderança que tinha se destacado como seu adversário em eleições anteriores. Quem foi lançado para enfrentar o chefe o ex-Prefeito Oliveira Rufino, apoiado pelo então Prefeito Municipal em 1982?
a) Ednaldo de Farias Souto;
b) Euclides Nogueira Santana;
c) Francisco Bispo de Assis;
d) Francisco Fenelon Pereira;
e) José David Filho.

37 - Nas eleições em 1982 o recém-criado partido Movimento Democrático Brasileiro - MDB decidiu concorrer às eleições municipais e lançou candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, como terceira alternativa ao pleito. Quem foi candidato a Prefeito do MDB em 1982?
a) João Abrão de Oliveira;
b) José Alves Brizeno;
c) José Pereira de Almeida;
d) Manoel Bezerra dos Santos;
e) Manoel Zuzu de Oliveira.

38 - A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal em 1983 foi marcada por um fato inusitado, não houve acordo para escolha do Presidente, uma vez que a preferência do Prefeito era um e dos vereadores outro. A chapa foi decidida por sorteio entre os vereadores da base. Quem foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Altaneira da Sétima Legislatura do Poder Legislativo na instalada em janeiro 1983?
a) Cícero Rufino de Oliveira;
b) Januário Rufino de Oliveira;
c) João Gualberto da Silva;
d) José Romão Pereira;
e) Raimundo Nogueira Soares.

39 - Nas eleições de 1988, mais uma vez João Ivan Alcântara é eleito prefeito de Altaneira. Quem foi seu companheiro de Chapa?
a) Cicero Rufino de Oliveira
b) Edinaldo de Farias Souto;
c) Francisco Ananias Barbosa;
d) Jesus Alves Bitu;
e) Raimundo Nogueira Soares.

40 - Em 1989 foi instalada a Assembleia Municipal constituinte com a finalidade de elaborar a primeira Lei Orgânica do Município de Altaneira. Quem foi o presidente da Assembleia Municipal Constituinte?
a) Francisco Gonçalves de Oliveira;
b) João Gualberto da Silva;
c) Marques Dorivan de Oliveira;
d) Raimundo Arrais de Oliveira;
e) Raimundo Nogueira Soares.

Um comentário:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.