1 de dezembro de 2012

Chuvas não têm relação com inverno

Entrada da cidade de Altaneira na manha de ontem - foto Gilson Alves
As chuvas que atingiram 25 cidades cearenses entre as sete horas da manhã de quinta-feira e o mesmo horário de ontem ainda não podem ser consideradas prévias de uma boa quadra chuvosa no próximo ano, de acordo com a meteorologista Claudia Rickes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Precipitações como essas, consideradas de pré-estação, são comuns essa época do ano. O fenômeno causador é chamado vórtice ciclônico de altos níveis, formado acima de cinco mil metros de altitude. Com ele, há movimentação de ar em seu centro de cima para baixo e formação de nuvens em sua periferia. Atualmente, o vórtice está sobre o continente e já causou chuvas - mais fortes do que aqui - no Piauí e no Maranhão.

No Estado, choveu em cidades no litoral norte, na região metropolitana, no Maciço de Baturité, no Cariri e no Sertão Central. O município onde houve a maior precipitação foi Assaré com 36 mm. A ele, se segue Cariús por conta do índice de 34 mm. Na terceira colocação, está Missão Velha devido a 16 mm. Já Ubajara, na serra da Ibiapaba, recebeu a menor quantidade de chuva, apenas 0,6 mm.

Os números não são significativos para mudar o panorama climático, segundo a meteorologista da Funceme, Claudia Rickes. Para que o sertanejo possa comemorar um bom inverno, os agentes climáticos devem ser outros: o Atlântico Sul e o Pacífico. Diante de um Pacífico com temperatura neutra, quem deve determinar a extensão e a abundância das chuvas em 2013 deve ser o Atlântico Sul, que precisa se aquecer. Segundo ela, esse oceano está num período de transição. Apenas em janeiro será possível prever com mais precisão.

Nas cidades premiadas, o espírito tem estado mais esperançoso. A vendedora Elisabete Gonçalves, embora não estivesse em Assaré quando a chuva caiu, percebeu que “as pessoas ficaram felizes, porque fazia tempo que não chovia”. Em Juazeiro do Norte, a atendente de supermercado Neide Galvão não considerou muita água, mas, para ela e para muita gente, “começou o inverno”. “A sensação é de esperança”, pontua.

Pluviometria
1. Assaré - 36 mm
2. Cariús - 34 mm
3. Missão Velha - 16 mm
4. Barbalha  - 15,5 mm
5. Farias Brito - 15 mm
6. Trairi - 13 mm
7. Iguatu  - 12 mm
8. Palmácia - 11 mm
9. Várzea Alegre - 10,4 mm
10. Potiretama - 10 mm
11. Juazeiro do Norte -10 mm
12. Crato -7,2 mm
13. Saboeiro - 7 mm
14. Redenção - 6,2 mm
15. Santana do Cariri - 4,4 mm
16. L. da Mangabeira  - 4 mm
17. Eusébio - 4 mm
18. Choró - 3 mm
19. Ipaumirim  -3 mm
20. Iracema - 3 mm
21. Sobral -2,9 mm
22. Antonina do Norte -2,8 mm
23. Maracanaú - 1,5 mm
24. Umari - 1 mm
25. Ubajara -  0,6 mm

Com informações O Povo Online

2 comentários:

  1. Apesar de não aparecer na relação oficial da FUNCEME em Altaneira choveu 21mm segundo informações do Secretario Ceza Cristóvão

    ResponderExcluir
  2. Procurei, antes do fechamento da postagem no INFORMAÇÕES EM FOCO, algo sobre na FUNCEME mas não havia registro da quantidade de mm em Altaneira, por isso não informei a quantidade no blog.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.