13 de abril de 2015

Um ano da Trilha Sítio Poças

Primeira pedalada na Trilha (Foto: Antonio Leite)

Um ano após a sua abertura para o público a Trilha Sítio Poças se destaca como um dos pontos turísticos do Município de Altaneira, usada para prática de atividades físicas, esportivas de lazer, ao longo dos últimos doze meses a Trilha já recebeu mais de 1.200 visitantes de quase todas regiões do Estado do Ceará, dos estados da Paraíba, Piaui e Pernambuco, além de uma portuguesa e um italiano. 

O primeiro passo para a transformação da área em Trilha ecológica foi a aquisição da propriedade, o segundo foi o reconhecimento dos antigos caminhos realizados no dia 30 de março de 2014 pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, o empresário Ariocélio Soares, o agricultor Damião Lima e este blogueiro.


Naquele dia foram percorridos antigos caminhos usados no início do século passado por moradores do Sítio Poças, localizado as margens da CE 388, na entrada da cidade de Altaneira e definido parte do traçado da Trilha, como a Subida da Tia Júlia, a Descida do Cotovelo e o Corredor de Seu Mundim.

No livro de visitantes, sob a responsabilidade do agricultor orgânica João Bel, consta a visita de pernambucanos, paraibanos, cariocas e paulistas e a visita da portuguesa Janet Correia e do italiano Marco Saccon.

A abertura da trilha se deu no dia 13 abril de 2014, com o passeio inaugural do prefeito Delvamberto Soares, acompanhado da empresária Manoela Soares, do empresário Ariocélio Soares Teles e deste blogueiro.

A reabertura dos caminhos usados pelos antigos moradores se deu na semana anterior supervisionada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristõvão.  

Um mutirão liderado pelo vereador Antonio Leite reabriu os caminhos e definiu outros. Vários outros mutirões foram organizados para melhorias na trilha que sediou a primeira competição de ciclismo de Altaneira no dia 01 de junho de 2014, com a participação de 90 ciclistas dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

A professora Heloisa Bitu, em artigo publicado na rede social Facebook elegeu como maior polo turístico de Altaneira. A Trilha também sediou o Curso Condutores de Trilhas e recebeu os participantes do Ciclo Sesc, além de várias visitas de estudantes e professores.

No final da tarde do mesmo dia o empresário Palito MegaSom visitou a Trilha com um grupo de amigos e foi recepcionado pelo agricultor João Bel.

A Trilha tem uma extensão de 3.500 metros e está localizado em uma propriedade do empresário Devanilton Soares,  mais conhecido como Palito MegaSom e seu pai Raimundo Nogueira Soares.

Na Trilha realiza-se, mensalmente, as etapas do Campeonato Municipal de Ciclismo que já totalizou, mas de 100 ciclistas participantes.

Confira as principais postagens sobre a Trilha Sítio Poças nesse primeiro ano:

Altaneira ganhará Trilha Ecológica







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.