1 de março de 2014

Professor Paulo Robson é selecionado em primeiro lugar para Mestrado na Paraíba

O professor altaneirense Paulo Robson Leite de Oliveira foi selecionado em primeiro lugar para na primeira etapa (prova escrita de conhecimentos gerais e específicos) do Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Nordeste.

Paulo é professor da rede municipal e estadual de ensino lecionando nas Escolas 18 de Dezembro e Santa Tereza e por um curto período lecionou na Universidade Regional do Cariri (URCA) em Juazeiro do Norte. 

Na apresentação de seu projeto de Mestrado o professor Paulo Robson lembra que a maioria dos alunos ao ingressarem no Ensino Médio da educação pública não trazem consigo um conhecimento sistematizado sobre a disciplina de Física, muitos sequer trabalharam ou tiveram aulas desta ciência, desconhecendo completamente os objetivos do estudo de Física do Ensino Médio. Para aqueles que tiveram certo contato durante o ensino fundamental, isto se fez apenas no 9º ano com uma ou duas aulas semanais, por muito com professores de outras áreas que são escalados para ministrar aulas de Física apenas para completar sua carga horária, de maneira que esta não é estuda de forma adequada.

“Diante de fatores como estes, acreditamos que o Ensino de Física, principalmente nos primeiros anos do ensino médio da escola pública, deve acontecer da maneira mais cuidadosa possível, visto que para muitos estudantes será o primeiro encontro com esta disciplina. Para outros, já familiarizados, em grande parte negativamente, com a Física por conta, muitas vezes, de uma falta de qualificação de alguns professores enquanto ensino fundamental, será o momento primordial para conquistá-los para desvendar os mistérios da natureza através desta ciência” cita Paulo.

Por sua vez nas justificativas do Projeto Paulo propõe que os primeiros conteúdos apresentados no 1º ano seja uma Introdução à Mecânica, consequentemente Introdução à Física a partir dos aspectos históricos da Astronomia, fazendo uma abordagem mais ampla da História da Ciência do que aquelas trazidas pelos livros didáticos.

“Dessa forma propomos nesta pesquisa qualitativa investigar, de forma objetiva, acerca do caráter histórico científico da Astronomia, relatando sobre a disposição deste assunto nos livros didáticos disponíveis aos alunos do ensino público além de apresentar nossa proposta a respeito de tal didática” cita Paulo com conhecimento de causa.

O professor Paulo inova ao apresentar os objetivos da proposta de Mestrado dizendo que tem como pressuposto de que Astronomia, de maneira geral, levanta um forte interesse no aluno em querer conhecer o que está “em cima” de nós, possibilitando uma abertura muito significativa naquilo que consideramos um calo na educação atual, a falta de motivação discente.

“Com este projeto, objetivamos construir uma proposta de ensino que possa ser utilizada paralelamente com o material didático fornecido pelas escolas afim de que o ensino de física, em especial no primeiro ano do ensino médio, seja melhor aproveitado por estudantes e professores tornando as aulas semanais mais dinâmicas e interessantes, haja vista este assunto desperta grande curiosidade nos discentes o que acarreta em uma atenção e participação maior nas discussões e trocas de informações” narra.

O professor Paulo se destaca como um dos mais preparados professores de Altaneira,  é um exemplo para os jovens altaneirenses, pois sempre estudou em escola Pública, sendo que o ensino fundamental e médio na própria Altaneira.

“Dedico essa conquista a meus pais, que me deram a educação do berço, a minha esposa, sempre incentivadora e a minha cidade que me proporcionou uma excelente educação básica nas escolas 18 de dezembro e Santa Tereza” agradece o professor.

No próximo dia 10 de março Paulo retorna a cidade Campina Grande para realizar a prova de inglês e a entrevista sobre o projeto e adianta se aprovado na fase final irá solicitar afastamento das escolas, uma vez que as aulas serão todas presenciais e durante a semana.

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