26 de março de 2014

Cid sinaliza possibilidade de apoio do Pros a partido aliado

Caso Ciro Gomes aceite concorrer ao Senado, a tendência é que o candidato apoiado por Cid Gomes (Pros) ao Governo seja de outro partido da base aliada. A afirmação foi feita pelo governador na noite de ontem, durante cerimônia de entrega da Medalha da Abolição. 

Na cerimônia de ontem, ainda ecoava o burburinho depois que o governador admitiu, na véspera, a possibilidade de renunciar em abril para permitir que Ciro seja candidato. “Se há uma decisão do Ciro, que é do Pros, em ser candidato a senador, que é um dos três cargos majoritários, não é razoável que o Pros tenha outro cargo majoritário, quer seja governador ou vice-governador”, disse Cid, citando PT, PMDB, PDT e PCdoB como siglas que poderiam indicar nomes. 

Ainda segundo o governador, a candidatura do irmão ao Senado depende somente do próprio Ciro. “Se o Ciro desejar ser candidato ao Senado, eu tenho de renunciar ao governo. Se ele não quiser, ficarei até o final (...). Vai haver muita pressão sobre ele, e ele vai definir se vai ou não. A primeira posição dele foi de não ser, mas tem muita gente ponderando que o Ceará precisa de uma presença forte no Senado”, disse.

A fala de Cid tanto alimenta o desejo de Eunício Oliveira (PMDB) disputar o governo com apoio do Palácio da Abolição quanto fortalece setores do PT que defendem candidato próprio. Na noite de ontem, no entanto, o governador evitou antecipar mais indicações.

“A única coisa que tem de ser decidida agora é a candidatura do Ciro, por conta dos prazos. Tudo mais pode ficar para junho, o que é melhor, porque temos demandas do Estado”, disse Cid, afirmando que se reunirá com o peemedebista nesta sexta-feira.

Presente no evento de ontem, Eunício evitou comentar possível renúncia de Cid. Ele reforça que o PMDB priorizará manter unidade da base aliada de Dilma Rousseff (PT) no Estado, mas não nega interesse em ter candidato à sucessão.

O deputado Camilo Santana (PT), frequentemente cotado como candidato do PT ao governo, também evitou comentar o assunto. Segundo ele, posição do partido é conduzida por José Guimarães (PT), que hoje defende candidatura do PT ao Senado.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.