7 de março de 2014

Chuvas acima da média em Altaneira

Vista parcial da Lagoa Santa Tereza no centro da cidade (Foto: João Alves)
Contrariando as previsões dos meteorologistas as chuvas já estão acima da média em Altaneira, a Lagoa Santa Tereza já transbordou, os açudes Tabocas e Valério, mais conhecido como Pajeú recuperaram grande de sua capacidade e ainda provocou pequenos estragos na cidade. 

Altaneira foi destaque na mídia estadual nesta semana, pois foi a cidade que mais choveu na quarta-feira de cinzas, um bom sinal para os profetas populares.

Na segunda-feira de carnaval este blogueiro conversou como o Profeta Popular Zé de Tida, que confirmou informações anteriores que teríamos um bom inverno em nossa região, inclusive afirmou que todos os açudes transbordarão até o final de março.

No dia 26 de janeiro último o artesão e ativista social Ciço Inventor compartilhou na rede social uma imagem da casa do pássaro João de Barro com a entrada para o poente, sinal de bom inverno. “Contradizendo as previsões da FUNCEME e respeitando sua ligação mística com a natureza o nosso arquiteto João de Barro ocupa a Horta dois irmãos no Sítio Poças e constrói sua casa com a entrada para o poente” postou Ciço.   

A forte chuva de 80 milímetros da quarta-feira de cinzas também provocou estragos nas ruas de Altaneira. O professor José Evantuil compartilhou foto da Rua José Pio de Oliveira em que a forte correnteza removeu as pedras do calçamento próximo à calçada nas proximidades do número 86.

Informações dos órgãos estaduais dão conta que no período compreendido entre o dia primeiro de janeiro até o dia ontem já choveu em Altaneira 335 milímetros, mas segundo o secretário Ceza as chuvas mais fortes se deram na Zona Rural do Município.

Chuva em Altaneira é sinal de alegria para todos, principalmente para os agricultores e os navegantes das redes sociais, que logo informam o início da queda de agua e depois postam fotos da chuva na cidade e nas comunidades rurais.

O estudante Matheus Sousa compartilhou ontem belas imagens das águas que descem o Riacho São Romão em direção ao Rio Carius no vizinho Município de Farias Brito.


O servidor público e blogueiro, Junior Carvalho também postou imagens mostrando que a Administração Municipal já recuperou parte dos calçamentos danificados pelas chuvas.

 Na tarde de ontem o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ceza Cristóvão postou imagens dos açudes Tabocas e Pajeú onde se vê que ambos aumentaram o volume de água e que são grandes as chances de se confirmar as previsões do profeta Zé de Tida.
Açude Pajeu (Foto: Ceza Cristóvão)
O Secretário Ceza está animado com as chuvas e aguarda uma boa safra para este ano.
Açude Tabocas (Foto: Ceza Cristóvão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.