23 de outubro de 2013

Dilma pede desculpas a médico cubano vaiado em Fortaleza

Dilma agradeceu ao médico cubano Juan Delgado – foto Sérgio Lima
A presidente Dilma Rousseff agradeceu em Brasília ao médico cubano Juan Delgado, de 49 anos, que foi vaiado após participar de curso de formação em Fortaleza, em agosto passado. O ato gerou repúdio do Governo. “Não apenas pelo fato de ele ter sofrido um imenso constrangimento ao chegar ao nosso País, do ponto de vista pessoal e do Governo, eu peço nossas desculpas a ele”, discursou a presidente.

Dilma sancionou ontem a medida provisória (MP) implantando formalmente o Programa Mais Médicos, que envia esses profissionais de saúde para regiões remotas do Brasil. Ela falou a uma plateia de cerca de 600 médicos, sobretudo estrangeiros. É o segundo evento no Palácio do Planalto sobre o programa. Em julho, a presentes participou de ato semelhante ao lançar o Mais Médicos. Agora, sancionou a MP, com alguns ajustes feitos pelo Congresso Nacional.

Durante a tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, o Governo atuou para evitar grandes alterações ao texto original. Com isso, foi mantida a essência do programa, como a permissão para que médicos formados no Exterior sem a revalidação do diploma possam atuar no Brasil por um determinado período.

A mudança mais expressiva feita na MP permitirá agora acelerar o programa: caberá ao Ministério da Saúde, e não mais aos conselhos regionais de Medicina (CRMs), a tarefa de emitir os registros dos médicos intercambistas. O Governo alegava que as entidades, contrárias ao programa, estavam atrasando propositalmente a emissão dos documentos.

A primeira etapa do Mais Médicos registrou a participação de 1.258 profissionais, entre os formados no Brasil e no Exterior. Na segunda rodada, foram inscritos 2.149, sendo dois mil deles de Cuba, além de 416 profissionais com diploma nacional. Balanço preliminar mostra que, desses, apenas 171 se apresentaram aos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.232 médicos já estão atuando em postos de saúde em todo o Pais. No mês passado, 320 mil consultas foram realizadas pelos médicos do programa.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.