15 de outubro de 2013

Mensagem do Secretário Municipal de Educação no Dia do Professor

Neste dia 15 de outubro, momento em que o país se volta para homenagear os profissionais da educação, precisamos parar e pensar na importância que nós, professores e professoras, temos para oferecer ainda mais na construção de espaços de poder pautados na justiça social e na cidadania e em contrapartida, o que podemos fazer para continuar ajudando no reconhecimento e na valorização desses mestres na arte de ensinar.

Precisamos saber que as responsabilidades como educadores são complexas e cumpridas em circunstâncias muito especiais, sob permanente exposição a centenas de olhares fixos daqueles que pretendemos formar.

E pensar assim é saber que devemos ser formador de opinião para que nossos alunos e alunas também possam ser e no futuro bem próximo possam agir como cidadãos atuantes em busca de contribuir na perspectiva da igualdade social.
O ofício de educar, como outros, pressupõem a qualidade, gerada na satisfação e na conquista de aprendizagens protagonizadas por docentes e discentes.

O prazer maior nas relações de ensino-aprendizagem está na construção do conhecimento como algo útil, agradável e capaz de desencadear alegria e realização. O professor, sem dúvida, é um dos maiores interessados em qualidade na educação, pois esta sempre carrega potenciais para sua satisfação (o fracasso dos educandos também representa o seu fracasso). Mas, sem dúvida, somos capazes, em parceria chegaremos ao nosso objetivo e atingiremos a nossa meta.

Reflitamos um dos pensamentos de Paulo Freire “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. E ainda diz “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Parabéns a todos nós, professores e professoras, que tenhamos muito sucesso na nossa importante missão de educador(a).

Comunicamos que em breve estaremos enviando convite para a realização da nossa confraternização.

Deza Soares – Secretário de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.