28 de outubro de 2013

Para Ministro ENEM foi um sucesso

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, faz balanço do segundo dia de provas do Enem – foto Marcello Casal
O segundo e último dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminou com um índice de abstenção alto em todo o País. Ao todo, 29% dos candidatos (cerca de 2 milhões de pessoas) não compareceram à prova. A taxa é maior do que a do ano passado (27,9%). O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, classificou o exame como “um sucesso”. 

Entre as intempéries mencionadas por ele estão os 36 candidatos eliminados por postarem fotos da prova em redes sociais durante o exame. “Quero ver alguém me eliminar haha #enem #boasortepramim”, desafia uma usuária da rede social Instagram, que publicou uma foto com declarados cartão de resposta e folha de rascunho.

Outro usuário publicou a foto de alegado trecho da prova com a legenda: “Ainn #nervoso chegou o momento que tanto esperei... me preparei o ano todo e é hora de mostra para que vim!! Boa sorte a todos (menos pra quem vai fazer medicina rsrs) #enem #pronto #deusmeajude #foco #força”, publicou.

De acordo com as regras do Enem, eram proibidos o uso de eletrônicos no local de prova. Sobre a questão da segurança, o ministro Mercadante destacou que não houve vazamento.

No total, havia 712 candidatas gestantes, que poderiam entrar em trabalho de parto no local de prova. Ontem, uma gestante no Rio de Janeiro começou a sentir as contrações, mas quis ficar no local e terminar a prova, onde foi acompanhada por um especialista.

Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de linguagens e de Matemática, além de redação. O tema do texto, a Lei Seca no trânsito, surpreendeu alunos e professores. A expectativa era que a prova abordasse as manifestações de junho.

“Foi um tema bastante fácil para os candidatos”, diz Elisabeth Massaranduba, professora de Português e Redação. “No ano passado, dependendo do que o aluno dissesse, ele acabaria contrariando os direitos humanos e isso é perigoso”, acrescentou.

Os alunos dividiram as opiniões. Isabelle Duarte, 17, gostou do tema: “Eu esperava que fosse sobre as manifestações, mas acho que o assunto está muito batido. A lei seca foi mais interessante”, afirmou. Para Natália Vianna, 18, o tema da redação foi “ultrapassado”. Já a prova de Matemática, segundo o coordenador do Anglo de São Paulo, Luís Arruda, foi difícil. Segundo ele, o candidato teria que ter conhecimento específico para resolver as questões.

O professor cratense Pedro Veras, também analisou a prova de Física e constatou várias questões no modelo de vestibulares tradicionais, com emprego de equações ("fórmulas") necessárias para a resolução. "Preparamos nossos alunos nos dois modelos: vestibular tradicional (emprego de equações para resolver problemas) bem como para o ENEM (conhecimento teórico da física aplicada ao cotidiano)" comentou Pedro.


Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.