6 de outubro de 2013

Pau da Bandeira 2013: "Fé ou Força?"

Altaneirenses com dificuldades para manter o pau nos ombros - foto João Alves
Quem aguardava o cortejo do Pau da Bandeira na entrada da cidade de Altaneira na tarde de hoje (06/10), mostrava preocupação com o atraso e a falta de informações do que fato acontecia, pois raramente o pau entra cidade depois do anoitecer e já passava das 18h30min quando os primeiros grupos de pessoas apareceram no Portal de entrada na Avenida Santa Teresa D’Ávila.

O secretário Albino Alves, que atuou como "Capitão do Pau", foi um dos primeiros a aparecer e informou que o Pau é muito pesado e os homens que se dispõe a pegar no tronco são poucos. O vereador Antonio Leite reforça a tese e disse que muitos só se aproximam do Pau da Bandeira na hora da fotografia.

Após uma série de paradas e o pau no chão uma senhora de idade grita: “oh zomis de pouca fé” uma criança ao seu lado responde: “é não vó é pouca força”.

O certo que cidadãos que tradicionalmente participavam do cortejo tem se afastado nos últimos anos e a maioria que vai para o cortejo, vão pela bebida e pela folia animada por paredões ao som de forró de qualidade discutível e isto é o que fato se tornou a Festa do Pau da Bandeira de Altaneira.

Por outro lado o cortejo do Pau da Bandeira se tornou um evento em que os altaneirenses recebem seus irmãos e irmãs ausentes e visitantes de diversas cidades e estados vizinhos.

A rodovia CE 388 que liga Altaneira a Nova Olinda fica interditada e tomada por pessoas de todas as idades numa alegria contagiante. Do alto do Trio Elétrico o Pároco da Cidade, Padre Alberto, tenta comandar a Festa, mas poucos lhe dão atenção e assim segue o cortejo com dificuldades antes nunca vista.

Confira outras fotos do cortejo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.