16 de março de 2013

Como o brasileiro usa os meios de comunicação


Um pé no futuro e outro no presente. É assim que o consumidor brasileiro se comporta quando o assunto é o uso de mídias. Mesmo ainda propenso a utilizar mais as mídias tradicionais, como TV, rádio e jornais impressos, este consumidor já é um dos que mais se abastece de informações online.

Estas são algumas das conclusões da pesquisa Debate Digital 2013 - Emergência do consumidor digital multitarefas, realizada pela rede multinacional KPMG em nove diferentes mercados - além do Brasil, Austrália, Canadá, China, Alemanha, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

A pesquisa ouviu mais de 9 mil consumidores nestes países, com o objetivo de entender como os consumidores estão utilizando seu tempo e seus recursos financeiros com meios de comunicação em todos os formatos e traçar um raio-x do consumo de mídias online e offline.

De todos os mercados pesquisados, o brasileiro é quem teve o maior gasto com mídia tradicional. Segundo o levantamento, o ticket médio do consumidor no Brasil com mídias tradicionais é US$ 15 por mês (cerca de R$ 30). A média mensal nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, é de US$ 12.

Já em mídias digitais, o brasileiro ficou em segundo lugar, atrás da China, e com um valor que é menos da metade do gasto com a mídia offline: R$ US$ 6.

O levantamento aponta ainda que nos países desenvolvidos a média de gasto mensal com meios tradicionais de comunicação é de US$ 11 e na mídia online é de US$ 4. Já nos países em desenvolvimento, esses valores são, respectivamente, US$ 13 e US$ 6.

Outra curiosidade sobre o desempenho brasileiro é que o nosso consumidor é o que dedica menos tempo ao uso de mídias tanto tradicionais quanto digitais, excluindo o período em que está na escola ou no trabalho.

Mesmo assim, o brasileiro detém algumas marcas. É o consumidor que mais acessa redes sociais e blogs entre os mercados pesquisados (veja quadro nesta página).

E ainda divide o topo do ranking no consumo de informações online com o consumidor espanhol, ambos obtiveram a mesma performance no levantamento: 70%.

Já quando o assunto é ler jornais impressos, o brasileiro ficou em último lugar na fila. Apenas 57% dos entrevistados afirmaram ter feito esta atividade no último mês.

Enquanto isso, 61% dos entrevistados no Brasil declararam ter ouvido rádio no período e 85% disseram ter assistido à televisão.

O país com maior número de leitores de jornal impresso é a China, com 79%. Austrália e Alemanha empataram no número de telespectadores, com 92% cada. E a Alemanha é a campeã no número de ouvintes de rádio: 83%.

Com informações O Povo Online

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