20 de março de 2013

Dilma mantém popularidade e atinge 79% de aprovação

Dilma durante visita às famílias das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria - foto Roberto Stuckert Filho
Governo Dilma tem aprovação "ótima ou boa" de 63% dos brasileiros, diz CNI
A presidente Dilma Rousseff começa 2013 mantendo os números positivos de popularidade. A primeira pesquisa CNI/Ibope do ano, divulgada nesta terça-feira (19/03), revela que 79% da população aprovam a maneira de governar da presidente. Os números foram divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que solicitou o levantamento ao Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). 

O índice é maior que o registrado em dezembro de 2012, quando 78% aprovavam o governo Dilma. No entanto, a taxa está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para menos ou para mais. Os números mostram também que o brasileiro ainda não sentiu a escalada da inflação nos primeiros meses de 2013.

A avaliação do governo também se manteve estável. Segundo os números da pesquisa, 63% dos entrevistados consideram o governo Dilma bom ou ótimo. No fim do ano passado, esse índice era de 62%. 

Pela terceira pesquisa consecutiva, o índice de pessoas que consideram o governo regular é de 29%. O percentual dos que avaliam o governo negativamente não mudou: 7% da população consideram o governo ruim ou péssimo.

O gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, acredita que popularidade se deve aos baixos índices de desemprego, aos programas sociais, que tem alta aprovação pela sociedade, e pela imagem de boa administradora da presidente Dilma.

Segundo Fonseca, a alta da inflação e a pequena expansão do PIB (Produto Interno Bruto) — o crescimento da economia foi de 0,9% em 2012 — ainda não foram sentidos pela população.

— Quando você olha dados do desemprego, que é o que afeta mais população, continua muito baixo. A gente tem um problema sério com a indústria, mas a população teve um ganho muito forte de renda real. A inflação ainda não está dilapidando esses salários de maneira mais sensível.

O especialista da CNI avalia que, se a situação da economia continuar se deteriorando e a inflação continuar crescendo, isso deve refletir na avaliação do governo futuramente.

A percepção do noticiário sobre o governo também melhorou. O índice de entrevistados que consideram as notícias envolvendo Dilma e o governo federal positivas passou de 34% para 38%. 

De acordo com a pesquisa da CNI, a notícia mais lembrada pela população foi a presença de Dilma em Santa Maria (RS), depois da tragédia da boate Kiss. 

Em segundo lugar, aparece a informação de que o governo descartou o risco de apagão e a terceira notícia mais lembrada foi a desoneração dos produtos da cesta básica. 

De maneira geral, o tema mais lembrado foram as medidas econômicas do governo, citadas por 29% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de março, com 2002 pessoas em 143 municípios.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.