24 de março de 2013

“Os Caretas” em Altaneira

Os caretas se apresentaram ontem no Calçadão - foto João Alves
Na noite deste Sábado (23/03), “Os Caretas” deram início as suas brincadeiras. A festa dos caretas é uma tradição onde Jovens e adultos se reúnem durante a Semana Santa buscando doações para o seu “circo” que é feito no final da semana (sábado ou Domingo), onde existe um personagem (Boneco de pano) que representa o discípulo que traiu Jesus, o Judas, no circo são postas as doações arrecadadas durante a semana para que pessoas da comunidade possam ir “roubar”, inclusive o próprio Judas (O boneco). Esta é a tradição cultivada em Altaneira.

Conta a lenda, que os Caretas surgiram nos tempos da escravidão, quando em certa época do ano, mais precisamente durante o Carnaval, os senhores permitiam aos escravos se expressarem culturalmente. Era a oportunidade que tinham de cultuar seus deuses e divindades, e também de assustar os filhos dos senhores de engenho, que residiam na Casa da Torre (Farol Garcia D'Ávila). 

A máscara é sempre um disfarce. Simula e transforma, liga o natural ao sobrenatural. Tem presença marcante nos rituais e cerimônias coletivas que provocam nos participantes uma espécie de iluminação, uma consciência que os transporta para algo além, possibilitando enfrentar melhor as dificuldades do cotidiano.

Enviada por Givanildo Goncalves

Confira as fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.