21 de março de 2013

Ponte Estaiada e Mirante são debatidos durante audiência pública

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu nesta quarta-feira (20), na Central de Licitação do Centro Administrativo Bárbara de Alencar, em Fortaleza, audiência pública referente ao processo de licenciamento ambiental do Sistema de Interseção e Acessos de Vias Urbanas à CE-040, incluindo Ponte Estaiada e Mirante. Na ocasião, representantes da empresa Geoconsult apresentaram o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do projeto e dirimiram dúvidas do público presente a respeito das intervenções.
A obra, de interesse do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem como objetivo expandir o sistema viário de ligação entre a Zona Norte com as Leste e Sul da cidade, através da edificação de uma nova ponte sobre o rio Cocó. Além de melhorar o tráfego de veículos na região, o projeto contempla, também, a construção de um complexo de cultura e lazer denominado Mirante de Fortaleza, estrutura que permitirá ter uma visão panorâmica da Capital.

O gerente do Núcleo de Impacto Ambiental da Semace, Wiliams Henrique de Souza, informou que a audiência pública é o momento que a sociedade tem para participar do licenciamento ambiental, conhecendo e opinando sobre os pontos e positivos e negativos do projeto.

Após essa etapa, a equipe multidisciplinar da Semace responsável em analisar o EIA/Rima e elaborar o parecer técnico irá finalizá-lo e enviá-lo para apreciação, discussão e votação junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). Caso aprovado por esse, a Superintendência aguardará apenas a publicação no Diário Oficial do Estado para emitir a licença prévia do projeto.

A Ponte Estaiada deverá ser a mais nova opção de acesso entre o seu Litoral Norte e Leste e a Zona Sul, e junto com o Mirante de Fortaleza, serão equipamentos turísticos de referência para cidade. O projeto da ponte, do mirante e seus acessos à rodovia CE-040 foram mostrados também nesta quarta-feira (20) durante a audiência pública que apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Os equipamentos deverão ser constuídos mediante uma Parceria Público Privada (PPP) estando orçados inicialmente em R$ 298,6 milhões, ficando a empresa ganhadora da licitação com a 
concessão dos serviços de manutenção e conservação por um prazo de oito anos.

Conforme estudos feitos pelo consórcio OAS/Marquise, ao custo de R$ 6 milhões a ponte estaiada deverá ter 850 metros de comprimento, devendo ser implantada entre o bairro Cidade 2.000 e o Centro de Eventos do Ceará (CEC). A ponte será suportada por dois mastros distantes 500 metros um dos outro, de forma a intervir o mínimo possível na área de preservação do rio Cocó.

De arquitetura diferenciada de forma a reforçar a vocação tutística da cidade e atrair visitantes, a ponte terá dois trechos de acesso em laje de concreto, sendo do lado sul com 250 metros de extensão e do lado norte 100 metros; trecho estaiado – seguro por cabos - com 500 metros sendo o vão central de 250 metros e dois adjacentes com 125 metros; quatro faixas de 3,60 metros  de largura; quatro faixas de segurança e barreiras de concretro lateral e central;  dois mastros  com 64 metros de altura. O acesso será facilitado mediante a construção de uma rótula na confluência da avenida Padre Antônio Tomás com a rua magistrado Pompeu, na entrada da Cidade 2.000 e o alargamento da rua Magistrado Pompeu e da avenida das Adenanteras, contornando aquela área redidencial.

A ponte estaiada e acessos deverão contribuir sobremaneira para desafogar o fluxo de veículos nas avenidas Sebastião de Abreu, alimentada principalmente pelas avenidas Antônio Sales, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont em direção à avenida Washington Soares. Por outro lado, contribuirá para a ocupação ordenada daquela região e facilidades de acesso aos diversos equipamentos que funcionam naquela área como o Centro de Eventos do Ceará (CEC), o Fórum, shoppings,  corredor gastronômico e faculdades.

Além da Ponte a área ganhará ainda o Complexo de Cultura e Lazer Mirante de Fortaleza. Será uma estrutura em forma torre  e possibilitará uma visão panorâmida de Fortaleza e vista privilegiada do Rio Cocó. Com cerca de 100 metros de altura, terá capacidade para receber grande número de visitantes, oferecendo simultaneamente atrações como galeria de arte, restaurante 360º e praça. Segundo Ricardo Muratori, arquiteto que projetou o Mirante, este levou em  conta em sua concepção  a necessidade de deixar nos visitante uma memória do local, de forma que promova a divulgação da cidade no País e no exterior, contribuindo para o incremento de toda a cadeia produtiva do setor de turismo.

Com informações Assessoria de Comunicação da Seinfra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.