6 de março de 2013

Atenção básica de saúde recebe investimento estadual de R$ 25 milhões

Destaque
O Governo do Estado,  por meio da secretaria da Saúde (Sesa), vai destinar R$ 25 milhões para investimentos no atendimento de saúde básica dos municípios cearenses. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes, nesta terça-feira (25), durante a solenidade de acolhimento de 698 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), no Centro de Eventos do Ceará.


Após a solenidade, Cid Gomes se reuniu com os prefeitos municipais e comunicou que até o dia 31 de março o Governo do Estado vai receber as propostas para aplicação do investimento, que será destinado para reforma e ampliação dos equipamentos de saúde, aquisição de material de trabalho ou de novos veículos. "Os municípios é que vão decidir como o Estado deve investir esse montante, que terá foco em investimentos, e em um segundo momento o foco será o custeio", explicou Cid Gomes.

O Provab 2013 contará com 4.392 médicos em todo o Brasil. No Ceará, o Programa teve a adesão de 141 municípios, onde os profissionais ficarão lotados e passarão por uma qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas. A alocação dos profissionais foi orientada pelas opções selecionadas pelo próprio médico e por critérios de preferência. O Programa também prevê que os médicos realizem também um curso de especialização no período de 12 meses. Os profissionais atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento dos gestores locais, além de cursarem aulas teóricas ministradas em metodologia a distância, pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).

"Investimento é essencial, mas a falta de profissionais qualificados nos  locais mais distantes dos grandes centros é um grande desafio na saúde. Quanto mais distante, maior fica a dificuldade na contratação de médicos. O Ministério da Saúde tomou a iniciativa do Provab que através de uma grande mobilização vai ajudar muito a atenuar esse problema. São cerca de 700 médicos que vão reforçar a rede de profissionais", destacou Cid Gomes durante a solenidade.

interna 1
Presente na solenidade, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, destacou o impacto positivo que o Provab promoverá tanto na área da saúde como no vida profissional dos médicos. "Quando me formei em medicina, eu não tive uma oportunidade como essa, mas gostaria de ter tido. Nesses vinte anos de exercício profissional, um dos grandes problemas é a interiorização da saúde.  Vocês terão um diferencial muito grande no currículo que é atuar com a saúde da família" , disse o secretário.

Segundo o Ministério da Saúde (MIS), os médicos terão sua atuação supervisionada por universidades e hospitais de ensino credenciados pelo MEC. No Ceará, as instituições supervisoras são a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado. A avaliação de andamento dos profissionais acontecerá de três formas: pelo supervisor, que vale 50% da nota; 30% pelo gestor e pela equipe na qual ele atuará; e 20% por autoavaliação. Somente os médicos que cumprirem as atividades estabelecidas pelo programa e receberem nota mínima de sete terão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Para o secretário estadual da saúde, Arruda Bastos, é essencial iniciativas como as dos Governos Estadual e Federal, que não só estão procurando qualificar o serviço através de investimentos, como está capacitando os profissionais que vão atender diretamente a população. "Não é só reduzir a carência de médicos e essencial também capacitar esses profissionais na atenção básica. Muitos vão se apaixonar pelos municípios porque estão trabalhando para reduzir a mortalidade materna e infantil, estão a frente de diagnósticos iniciais. Vocês vão avançar muito com essa iniciativa", analisou Arruda.

interna2
Durante o encontro, o Governador listou os municípios que aderiram ao Provab 2013 e finalizou a solenidade destacando a importância da parceria em benefício da população, especialmente a mais carente. "Temos que dar o atendimento que a população tem direito. Quem procura um atendimento nessa área está em um momento fragilizado e por isso o poder público tem que oferecer esse serviço com a maior excelência", concluiu o Governador.

Estavam presentes na solenidade o vice-Governador Domingos Filho, o deputado Federal João Ananias; o deputado Estadual Dedé Teixeira; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e demais prefeitos dos 141 municípios inscritos.

Com informação Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.