31 de março de 2013

Forró de plástico ou propaganda automotiva

Músicas com nomes de carros viraram febre nos paredões dos forrozeiros – mosaico com imagens de capas de cd das bandas e artistas
Adaptadas do sertanejo universitário, letras com nomes de carros viram febre nos paredões dos forrozeiros, fáceis de decorar logo dominaram grande parte das paradas musicais das rádios da região.

Parece que tudo começou com o sucesso “Camaro Amarelo”, dos cantores Munhoz e Mariano logo adaptado para o forró.  Música tipo “chiclete” no linguajar forrozeiro, ou seja, “aquela que gruda”, inicia com o refrão:
“Agora eu fiquei doce, doce, doce, doce
E agora eu fiquei doce igual caramelo,
To tirando onda de camaro amarelo.”

Depois veio a Land Rover esnobando mais ainda:
“Na minha Land Rover
Saio como todo dia
Sou a cara da riqueza
Sou alegria”.

Um forrozeiro mais humilde cantou: “De Land Rover é fácil, é mole, é lindo, quero ver jogar a gata no fundo da Fiorino”. Outro forrozeiro considerando que a Fiat não tinha ficado bem na fita lançou a “Doblô do Pegador” e canta novamente a Fiorino e o Camaro:
“Não fique ai pensando que é carro de família
Na minha Doblô eu boto é sete mina
É tão confortável banco reclinável
Melhor que a Fiorino maior que o Camaro”

A Volkswagen não poderia ficar de fora dessa daí lançaram o “Saveiro Pancadão” e mais uma vez a Fiorino aparece, agora ao lado da Land Rover a letra muda de acordo com a banda que canta, mas todas repetem:
“De Fiorino é massa
De Land Rover é maneiro
Mais as minas enlouquecem no som da minha Saveiro”.

A Fiat ainda emplacou uma musica do Uno Mille em que simulando o acelerador o cantor chama por sua namorada de nome BRUUUUUUUNNNNAAAA!.

Tem ainda o Carro Pancadão, Dodge Ram, Fusca, Chevetão e até iate, dentre outras músicas cantadas pelas diversas bandas de forro de plásticos, várias delas com nomes de duplo sentido e lotam as casas de shows por este Brasil afora.

Infelizmente o “forró de plástico” ganhou a preferência do público e Estado e municípios tem bancado essas bandas com contratações para eventos oficiais sob o argumento de que atende a pedido da maioria.

Em 2011 o então Secretário de Cultura da Paraiba, Chico César, foi contra a maioria e decidiu que o estado não apoiaria oficialmente eventos que tenham como atrações bandas de “forró de plástico”. Não deu certo, mas a atitude do Secretário foi apoiada por vários cantores e compositores inclusive pelo musico pernambucano Alceu Valença postou em seu site oficial um texto em defesa da postura assumida pelo compositor e secretário.

“Lembro-me que da última vez que encontrei o mestre Luiz Gonzaga, num leito de hospital, este me pedia aos prantos: “não deixe meu forrozinho morrer”Graças a exemplos como o de Chico César, o velho Lua pode descansar mais tranquilo. O forró de sua linhagem há de permanecer vivo e fortalecido sempre que houver uma fogueira queimando em homenagem a São João” dizia a nota de Alceu Valença

Clique e confira as postagens de Chico Cesar e Alceu Valença:

Alceu Valença contra o forró de plástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.