13 de março de 2013

Novo papa é argentino e usará o nome de Francisco I

Bergoglio acena para multidão que lotou a praça São Pedro – foto Tony Gentile
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi anunciado na noite desta quarta-feira (13/01), tarde no Brasil, como o novo papa da Igreja Católica. O primeiro papa latino-americano da história vai utilizar o nome de Francisco I.

Bergoglio assume o comando da Igreja Católica e do Vaticano 13 dias após a renúncia de Bento 16 (o alemão Joseph Ratzinger), que deixou o cargo em 28 de fevereiro após declarar não ter mais forças para seguir no posto.

A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.

Além da fumaça branca, expelida às 19h06 locais (15h06 em Brasília), a escolha do novo papa foi anunciada pelos sinos da Basílica São Pedro.

A multidão de católicos que lotava a praça São Pedro então se aproximou da varanda da Basílica de São Pedro, onde o novo papa foi apresentado aos fiéis.

O primeiro a aparecer foi o francês Jean-Louis Tauran, o mais velho entre os cardeais. Pouco mais de uma hora após a fumaça branca ser expelida, Tauran declarou na varanda da Basílica São Pedro a famosa frase “Habemus papam”, que em latim significa “Temos papa”.

O francês então disse em latim o nome do cardeal argentino, "Georgium", e anunciou que ele irá utilizar o nome de Francisco 1º.

Nenhum papa jamais adotou o nome de São Francisco de Assis, o reformador do século 13 que viveu na pobreza e disse aos seguidores: "Pregue sempre o Evangelho. Se necessário, use palavras".

O cardeal decano então deixou a varanda e deu lugar para o argentino Bergoglio. O novo papa se aproximou e saudou a multidão.

Em suas primeiras palavras, o papa Francisco 1º pediu uma oração para o papa emérito bento 16.

Falando em italiano com um leve sotaque latino-americano, brincou com a multidão antes de proferir sua bênção, dizendo:

— Como vocês sabem, a função do conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram quase até o fim do mundo [para em escolher].

O cardeal foi o "segundo" mais votado no conclave de 2005, que elegeu Bento 16 como sucessor do papa João Paulo 2º.

Bergoglio é o primeiro papa latino-americano da história e o primeiro não europeu em 1300 anos.

Renúncia de Bento 16

Oficialmente, Bento 16 justificou limitações físicas para renunciar ao cargo. No entanto, seus oito anos de pontificado foram marcados por diversas polêmicas.

Saiba quem foram os dez últimos papas

A Igreja foi abalada pelo escândalo dos abusos sexuais cometidos por clérigos contra menores e pelo caso "Vatileaks" — em que um mordomo de Bento 16 revelou documentos indicando corrupção e disputas internas na Cúria Romana.

A instituição tem sido atingida também pelo avanço do secularismo e de religiões concorrentes no mundo, e por problemas na gestão do Banco do Vaticano.

Cinco votações

Os 115 cardeais eleitores fecharam-se na Capela Sistina às 17h34 (13h34 de Brasília) de ontem. Eles chegaram à capela em uma procissão, cantando e rezando, a partir da Capela Paulina, onde estiveram reunidos minutos antes.

Mais cedo, foi realizada uma missa com a presença de milhares de fiéis, na Basílica de São Pedro. 

Após a chegada dos cardeais, as pessoas alheias ao conclave abandonaram a Capela Sistina para o início da reunião, deixando-os sozinhos e completamente isolados do mundo.

Foi, então, pronunciado o "Extra Omnes" (Fora todos!), e as grandes portas da capela foram fechadas. 

Ontem ocorreu apenas uma votação, ao final do dia. A chaminé sobre a Capela Sistina lançou a fumaça preta sobre os céus de Roma às 15h40 locais (19h40 em Brasília), anunciando que a escolha não tinha chegado ao fim.

Na manhã de quarta-feira (13), no segundo dia do conclave, a chaminé foi acionada mais uma vez após uma rodada de duas votações. A primeira fumaça de hoje, de cor preta, foi expelida por volta das 11h40 local (7h40 em Brasília).

Mas à tarde, após a quinta votação deste conclave, os 115 cardeais eleitores chegaram a um consenso e definiram o eleito. Pela terceira vez, a chaminé foi acionada sobre a Capela Sistina, e, acompanhando os sinos da basílica, lançou aos céus a fumaça de cor branca.

Com informações Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.