19 de março de 2013

Dia de São José: Funceme prevê chuvas isoladas

A previsão do tempo para o Ceará neste feriado de 19 de março, Dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas precipitações devem serão causadas pela atuação de um vórtice ciclônico de ar superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.

A atuação do vórtice não é tão comum para esta época do ano. Esse sistema atua, normalmente, na pré-estação chuvosa do Ceará (dezembro e janeiro). O principal sistema causador de precipitações no período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio) é a Zona de Convergência Intertropical, que está distanciada do Estado, pois as condições de temperatura do Atlântico estão desfavoráveis.

Dessa forma, mesmo com os registros de chuva dessa semana, o prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará, segundo a Funceme, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média até maio.

Apesar de haver uma forte crença popular no Ceará de que se chover no dia 19 de março o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico não há correlação entre as precipitações nessa data e a qualidade da estação chuvosa. Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso.

O primeiro equinócio de 2013 acontecerá do dia 20 de março. Ele marca a passagem do sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Se até esta data as condições oceânicas não estiverem favoráveis, a tendência não é boa para as chuvas no Ceará. Com o sol posicionado ao norte, tende há acontecer um aquecimento do Atlântico mais acima do equador, o que manterá a Zona de Convergência Intertropical distanciada do Estado, desfavorecendo as precipitações.

Com informações Assessoria de Imprensa da Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.