15 de março de 2013

TRE cadastra eleitores para votação biométrica


A exemplo do que ocorreu no município do Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, nas duas últimas eleições, outros sete municípios cearenses participarão, em 2014, da votação biométrica, aquela em que o eleitor é identificado pela impressão digital. A novidade chegará a Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) fará até o fim deste ano o recadastramento de todos os eleitores destas cidades, alcançando a cobertura de 7% do Estado.

Na manhã de ontem, o TRE lançou, em Sobral, a campanha pelo recadastramento destes eleitores. O recadastramento se dará por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado pelo site do TRE, onde o eleitor destes municípios poderá escolher data, horário e local de atendimento. Quem não fizer o procedimento corre o risco de ter o título eleitoral cancelado. Por isso, é importante que os eleitores atentem ao calendário de suas cidades (ver quadro). “O eleitor tem até dezembro para entrar na nossa página na internet e fazer o agendamento. O eleitor pode também ligar para o nosso telefone 148 para agendar o recadastramento”, orienta a coordenadora de eleições, Edna Sabóia. No dia do agendamento, é necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O diretor geral do TRE, José Humberto Mota, destaca que este é mais um passo que a Justiça Eleitoral dá em todo o País para aumentar a segurança do processo eleitoral. “Hoje a totalização dos votos é absolutamente segura, automática. O sigilo do voto também é garantido pela urna eletrônica. Mas a identificação do eleitor é um procedimento que ainda é feito de forma manual, depende da fiscalização dos partidos, do mesário. Com a identificação biométrica, a Justiça Eleitoral elimina de vez qualquer possibilidade de fraude do sistema eleitoral”, explica.

Isso é possível, porque a biometria garante que aquele é, de fato, o eleitor cadastrado para votar. “Estamos intensificando o apelo à população destes municípios, para que não tenha um final de recadastramento biométrico com muitas pessoas, filas imensas”, alertou. Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, que compareceu ontem ao evento em Sobral, até 2018, o Brasil terá 100% do eleitorado recadastrado. “E, com isso, teremos eleições 100% seguras”, disse.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.