21 de março de 2013

Maior pterossauro do Hemisfério Sul achado na Chapada do Araripe

Réplica do voador gigante encontrado na chapada do Araripe fará parte de uma exposição no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista – foto Vanderlei Almeida
Pesquisadores apresentaram ontem no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o fóssil do maior pterossauro descoberto no Hemisfério Sul e terceiro maior do mundo, com 8,5 metros de uma ponta da asa à outra. Localizado na chapada do Araripe, entre o Ceará, Pernambuco e o Piauí, o voador gigante viveu há 110 milhões de anos, o que revela uma novidade na paleontologia: até agora só se conheciam pterossauros de grande porte do período entre 72 e 65 milhões de anos.

Uma réplica do enorme pterossauro que voava nos céus nordestinos fará parte de uma exposição sobre esses animais que será aberta ao público a partir de amanhã no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, na Zona Norte carioca. Os pterossauros são répteis voadores, contemporâneos dos dinossauros, da era mesozoica, entre 220 milhões e 65 milhões de anos.

“O gigantismo do pterossauro é bem anterior ao que se supunha. E este é o pterossauro gigante mais completo que existe”, disse o pesquisador Alexander Kellner. No depósito de fósseis conhecido como Formação Romualdo, na chapada do Araripe, foi encontrada grande parte do esqueleto, com ossos das asas, dos ombros, do crânio e da coluna vertebral. Segundo Kellner, as outras duas ossadas de pterossauros gigantes, um de 11 metros de uma ponta da asa à outra, localizado nos Estados Unidos, e outro de 10 metros, na China, tinham apenas pequenos fragmentos do esqueleto.

Pesquisadores de três instituições brasileiras, Museu Nacional, Universidade Regional do Cariri (Urca) e Museu de Ciências da Terra, analisaram fósseis encontrados em 2011 e também partes de esqueletos localizados há mais de 10 anos. Mas, ainda não tinham sido estudados, todos encontrados na mesma região do Nordeste brasileiro, “um verdadeiro celeiro de pterossauros gigantes”, disse Kellner.

Fósseis de outros dois pterossauros gigantes, mais jovens e, por isso, um pouco menores, também foram estudados nesse mesmo projeto. A reconstituição da cabeça do pterossauro mostra que o animal tinha uma crista.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.