30 de março de 2013

Documentos da ditadura disponíveis na Internet

Técnico digitalizam Arquivo do DEOPS - foto divulgação
Arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repressão do País no período da ditadura, poderão ser acessados na Internet a partir da próxima segunda-feira, 1º de abril. Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas. O golpe completa amanhã 49 anos.

O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Justiça, as informações, além de serem importante registro histórico, poderão facilitar o trabalho de reparação feito pela Comissão de Anistia, uma vez que poderão ser usadas como ferramenta para que perseguidos políticos consigam comprovar parte das agressões sofridas.

A digitalização dos documentos foi feita em dois anos e deve continuar até 2014. Para a realização do trabalho, a Comissão de Anistia transferiu mais de R$ 400 mil à Associação de Amigos do Arquivo.

Com informações o Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.