20 de março de 2013

Altaneirenses festejam São José, Padroeiro do Ceará

O polêmico Padre Alberto segue a frente da Procissão de São José pelas ruas da cidade – foto João Alves
Foram encerrados ontem (19/03), com uma procissão e Missa, os festejos em homenagem ao Padroeiro do Ceará, São José. Liderados pelo Padre Alberto os fiéis altaneirenses seguiram em Procissão iniciada na Praça do Ginásio Poliesportivo até a Capela localizada da Praça Manuel Pinheiro de Almeida no Centro da Cidade.

O cortejo com a imagem do pai adotivo de Jesus e Patrono da Igreja Católica foi animado com Fanfarra Moreira de Sousa de Juazeiro do Norte.  O Prefeito Delvamberto Soares, Vereadores e Secretários Municipais prestigiaram o evento religioso.

“Operário da madeira”, “exemplo de chefe de família” e de “obediência a Deus” são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco.

No Nordeste e especialmente Ceará a devoção a São José destaca-se por ser o santo que intercede junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos e com as chuvas da véspera e do Dia de São José, os agricultores aproveitaram para agradecer, por meio de orações ao padroeiro.

A popularidade de São José junto aos agricultores faz com que o santo seja festejado como o segundo Padroeiro de Altaneira.

Por outro lado nem tudo foi alegria nos festejos de São José em Altaneira, pois mais uma vez o Padre Alberto mostrou sua intransigência e intolerância, fato amplamente divulgado nas redes sociais. 

O Professor Nicolau Neto registrou no seu Portal Informações em Foco que o Padre acionou a Policia Militar para retirar da praça brinquedos de um altaneirense que tentava melhorar a sua renda familiar. A justificativa do Pároco seria porque o cidadão não havia solicitado autorização para explorar o local.

Nicolau denuncia que o Pároco confunde o público e privado, mas se aproveita de crianças para venda de cartelas de bingos para arrecadar recursos para a Paroquia. Lembra ainda que o Padre no ano passado tentou impedir a realização da Peca “A Paixão de Cristo” encenada por jovens altaneirenses.

Alheio a tudo isso uma pequena multidão de fieis acompanharam a Procissão de São José, confiram as fotos: 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.