16 de março de 2013

SEMACE entrega estudo Geodésico da Lagoa Santa Tereza

Pelo estudo da SEMACE a área demarcada pelo linha azul é o
corpo hídrico e a área marcada em amarelo é a faixa a ser preservada 

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão encaminhou mensagem eletrônica ao BA na noite de ontem (15/03) informando que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, finalmente entregou o estudo Geodésico da Lagoa de Santa Tereza solicitado pelo Representante do Ministério Público Estadual.

O Governo Municipal há de mais de um ano entregou o levantamento topográfico e aguardava-se apenas este estudo que ficou sob responsabilidade da SEMACE.

Uma simples análise o estudo verifica-se que a Avenida Santa Tereza, a SS Casa de Show e algumas outras construções estão dentro da área da Lagoa, uma vez que deve ser preservada uma área de 30 metros do corpo hídrico. A área total da Lagoa segundo o estudo da SEMACE é de 10,34 hectares.

Os técnicos da SEMACE desconsideraram o rebaixamento que foi feito no sangradouro da Lagoa, o aterramento ao longo dos anos desta forma toda área ao lado da Avenida Santa Tereza e nas proximidades da Casa Grande de Chico Bitu será considerada pública.

“Este estudo foi solicitado pela Promotoria de Justiça de Altaneira como resultado de uma Audiência Pública com vários segmentos da sociedade, inclusive com os proprietários de imóveis ao redor da lagoa, para não fazer injustiça com os mesmos, sendo assim, tão logo será solicitado mais uma Audiência com os proprietários para que os mesmos tenham conhecimento da resolução que garante a realização dos trabalhos em prol da revitalização da Lagoa” disse o Secretário Ceza Cristóvão.

O primeiro passo após a realização da Audiência Pública será a retirada das cercas e posteriormente a demolição dos prédios que invadem a área de preservação.

No caso da Avenida Santa Tereza a SEMACE deve readequar os estudos pois seria inviável a construção de outro acesso a cidade.

Confira a seguir o Mapa de localização encaminhado pela SEMACE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.