8 de março de 2013

Professores reivindicam reajuste salarial e ascensão funcional

Professores municipais de Altaneira em foto de arquivo do Blog
Os professores da rede municipal de ensino de Altaneira estão reivindicando reajuste salarial nos mesmo moldes que foi concedido aos demais servidores municipais, ou seja, 10% retroativos ao mês de janeiro.
A lei do Piso Nacional do Magistério prever que o reajuste dos professores seja concedido no mesmo valor de reajuste do valor do aluno a ser repassado aos municípios com recursos do FUNDEB.

Ocorre que em Altaneira esta determinação nunca foi cumprida no prazo legal, no entanto este ano já existe um clima de insatisfação tanto em relação aos gestores quanto em relação a direção do Sindicato dos Servidores Municipais – SINSEMA, que na opinião de alguns professores estão inoperantes.

O Secretário de Educação, Professor Deza Soares, disse que em virtude das contratações temporárias e do grande numero de ampliações para continuar implementando a redução de 1/3 da jornada para atividades extraclasses está aguardando o levantamento do impacto na folha para posteriormente definir o reajuste.

Outra reclamação dos profissionais do Magistério se dar em relação a mudança de nível de professor Graduado para Professor Pós Graduado, uma vez que vários professores concluíram o estagio probatório e requerem a mudança de nível com apresentação dos documentos exigidos, mas até momento não receberam nenhuma posição da Secretaria.

O Secretário Deza disse que todos esses requerimentos serão analisados, caso a caso pela Procuradoria Geral do Município e após a emissão do Parecer irá proferir a decisão.

“a documentação encaminhada juntamente com os requerimentos se encontram sob análise da Procuradoria Geral do Município, ou seja, dentro dos procedimentos legais aguardando parecer, portanto, deixo bem claro que não tomarei nenhuma decisão precipitada para satisfazer a vontade de A ou B, porém, tomarei decisão no momento propício, com muita responsabilidade e certo do que estou fazendo, em benefício tanto da categoria, quanto do município. É importante lembrar que a progressão implica em cerca de 22% sobre a remuneração do professor” disse o Secretário Deza Soares.

Os professores Paulo Robson e Francisco Adeilton tem se destacado nas críticas aos gestores “conversei com a Presidenta do SINSEMA, a professora Lucena, a mesma afirmou que em reunião com o Secretário de Educação foi relatado pelo mesmo que nenhum professor irá mudar de nível nesse momento. Afirmou que precisa de mais tempo e irá se reunir com o Procurador Geral do Município e depois decidiria como fazer. Nenhum dos requerimentos feitos pelos requerentes foi deferido. MAIS UMA PESSÍMA INFORMAÇÃO. Espero que tudo isso seja resolvido da forma mais consciente possível... E a cada dia me surpreendo mais com as ações das pessoas que antes muito reclamava por justiça e cobrava respeito as leis e hoje vive desrespeitando-as” comentou o Professor Adeilton.

O professor Paulo Robson não poupou nem a diretoria do Sindicato e comentou: “Pelo que estou vendo, o Sindicato está dando respaldo a essa questão tanto quanto deu ao aumento salarial concedido pela presidente Dilma no inicio do ano que até agora não recebemos. Gostaria de saber qual o posicionamento a respeito. Além de apenas informar tal decisão. Até onde sei, suas atribuições vão muito além de transmitir informações obtidas em reunião”.

O Diretor do SINSEMA José Evantuil disse que o sindicato é contra essa prática e acusou: “Sabemos que já se praticou até mudança de nível sem juntar documentação. Cabe ação e se o servidor quiser move-la, nós daremos suporte apropriado”.

O Secretario Deza Soares comentou ainda que “é extremamente necessário que as pessoas, em especial, aqueles investidas em cargos públicos, ao se utilizarem das redes sociais, se fundamentem para em seguida postarem os seus comentários, abolindo as "informações" fantasmas, ou seja, frutos da sua própria criação”.

Os Professores se reunirão com a Diretoria do SINSEMA no próximo domingo, dia 10 em Assembleia Geral, onde com certeza os dois temas serão debatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.