20 de março de 2013

Funceme registra chuvas em 116 municípios cearenses

De imediato, a notícia é boa: já é o segundo dia seguido com chuvas em mais de 100 municípios cearenses. Entretanto, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é preciso cautela, pois a previsão climática permanece apontando uma quadra chuvosa abaixo da média até maio. Isso porque as precipitações registradas ontem e hoje (20/03) são resultado da atuação de um vórtice ciclônico, sistema meteorológico diferente do principal causador de chuvas no Estado, que é a Zona de Convergência Intertropical.

O Vórtice, que tem atuação mais curta, se aproximou do Ceará e está se distanciando. Assim, a previsão é de que haja uma diminuição da intensidade das chuvas até o fim da semana. Já a Zona de Convergência permanece sobre a parte norte do Oceano Atlântico, afastada do Nordeste brasileiro, reforçando a previsão divulgada pela Funceme em janeiro, apontando maior probabilidade de chuvas abaixo da média entre fevereiro e maio.

Segundo o boletim diário de chuvas da Funceme, entre 7 horas da manhã de ontem(19) e 7 horas de hoje (20), foram registradas precipitações em 116 municípios cearenses, sendo o maior registro em Mauriti (com 110 milímetros), seguido de Aurora (80mm) e Massapê (70,2mm). Na Capital, choveu 14,7 milímetros.

Com informações Assessoria de Imprensa da Funceme 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.